Sussumu Honda: “Tenho certeza de que os supermercadistas de Brasília darão um ótimo exemplo ao Brasil, participando em primeira mão desta ação social”
Abras e o Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançaram a campanha “Menos sal. Sua saúde agradece!”, durante a cerimônia oficial de abertura da 30ª Expoecos, em Brasília. Da esq. p/ dir: Tadeu Peron (Pres. SindiSuper); Paulo Quilici (Superintendente Asbra); Sussumu Honda (Pres. Abras); gov. Agnelo Queiroz; José Fagundes (Pres. da Asbra); Mário Habka (Diretoria da Asbra) Governador Agnelo Queiroz: “Parabenizo a Abras e o setor de supermercados por desenvolver uma campanha tão importante para os consumidores”
Campanha Menos Sal. Sua Saúde Agradece
A campanha de conscientização do consumidor para os riscos que o uso do sal em excesso pode causar à saúde foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será iniciada através de projeto piloto nos supermercados de Brasília e de todo o Distrito Federal (DF) e, depois, a campanha deve ser estendida aos demais Estados.
No lançamento da campanha, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou a importância da Abras em iniciativa em prol da sociedade. “Parabenizo a Abras e o setor de supermercados por desenvolver uma campanha tão importante para os consumidores e também pelo apoio da entidade na inclusão social”, disse Queiroz, referindo-se ao apoio do setor ao Plano Brasil sem Miséria, que prevê a aquisição de produtos da agricultura familiar e qualificação da mão de obra de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza.
O governador Agnelo Queiroz destacou ainda que entre as metas de seu governo está o projeto de tornar o Distrito Federal na primeira capital com índice de analfabetismo zero até o ano de 2014.
A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Jaime ressaltou que a campanha trabalha para a conscientização dos consumidores e empregados dos estabelecimentos comerciais em relação aos malefícios do consumo excessivo de sal, trazendo orientações para o uso racional do sal, como a retirada do saleiro da mesa e o uso de temperos naturais. “Além de orientá-los a fazer escolhas de alimentos mais saudáveis com base nas informações dos rótulos”.
De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal no Brasil atualmente é de 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas. “Queremos atingir esse consumo diário recomendado pela OMS até 2022, como parte do Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT)”, disse Patricia.
Em seu discurso o presidente da Abras, Sussumu Honda, destacou que a campanha de redução do consumo de sal é resultado do acordo firmado pela entidade com o Ministério da Saúde neste ano. “Vamos apoiar as ações do Ministério para melhorar a qualidade de vida e saúde da população brasileira. Este é um primeiro passo e será dado aqui em Brasília para realizar o projeto-piloto”.
A campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece” terá inicio nas lojas do Distrito Federal e posteriormente, será estendida aos demais estados. “Tenho certeza de que os supermercadistas de Brasília darão um ótimo exemplo ao Brasil, participando em primeira mão desta ação social. Hoje milhares de pessoas ficam doentes e até morrem por causa do consumo excessivo de sal. Nós, que vendemos alimentos, sabemos o quanto a alimentação bem equilibrada pode ajudar na saúde da população”, diz Honda.
Para o presidente da Asbra – Associação dos Supermercados de Brasília – José Fagundes Maia Neto, a campanha comprova que o setor supermercadista está atento à qualidade de vida do consumidor. “Continuaremos apoiando ações de prevenção à saúde e promoção à qualidade de vida realizadas pelo Governo”.
Para a divulgação da campanha nos supermercados, a Abras desenvolveu diversos materiais orientativos como adesivos de chão e esteira, banners, cartazes, faixas de gôndolas, folders. Estão previstos também a criação de hotsite da campanha, utilização de meios eletrônicos como spots nas rádios internas dos estabelecimentos e display nos check-outs. As ações dos supermercados que aderirem à campanha serão divulgadas na Revista SuperHiper e no Portal Abras.
Todo o planejamento da campanha foi realizado em reuniões na sede da Abras, em São Paulo, que foram comandadas pela gerência geral de Alimentos da Anvisa, representada pelas dras. Denise de Oliveira Resende e Elisabete Gonçalves Dutra. Participaram representantes da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, do Grupo Pão de Açúcar, do Conselho Federal de Nutrição, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-Ital), da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), da Apas (Associação Paulista de Supermercados), da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), da Aberc (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas), daAbaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia), da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), da Abima(Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), da Coop (Cooperativa de Consumo) e do CNI/Senai.
A iniciativa de reduzir o consumo diário de sal para 5 gramas, conforme preconizados pela Organização Mundial da Saúde, contará também com ações desenvolvidas pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que já está orientando a indústria alimentícia para redução do teor de sódio dos alimentos, um processo que demanda muita pesquisa, pois o sal é um importante componente dos alimentos processados, para conservação e sabor.
Outros setores, como de padarias, fast-foods, farmácias (associadas ao CAF - Comitê Abras de Farmácia) e restaurantes, também propagarão a campanha, criada pela Abras, com as adaptações necessárias a cada público-alvo.
Fonte: Redação Portal Abras