A Abras e o Ministério da Saúde – Anvisa lançam nesta terça-feira, 26 de julho, a campanha “Menos sal. Sua saúde agradece!”, durante a cerimônia oficial de abertura da 30ª Expoecos, em Brasília. O lançamento conta com o importante apoio da Associação dos Supermercados de Brasília (Asbra).
Fonte: Redação Portal Abras
A campanha de conscientização do consumidor para os riscos que o uso do sal em excesso pode causar à saúde foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será iniciada através de projeto piloto nos supermercados de Brasília e de todo o Distrito Federal (DF) e, depois, deve ser estendida aos demais Estados.
O lançamento da campanha deverá contar com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, da diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito, da representantes da gerência de alimentos da Anvisa, Dra. Denise de Oliveira Resende e da Dra. Elisabete Gonçalves Dutra, do Presidente da Abras, Sussumu Honda, do Presidente da Asbra, José Fagundes Maia Neto e demais autoridades.
De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal é de 12 gramas e o recomendado é de apenas 5 gramas.
“Vamos orientar o consumidor a prestar atenção na quantidade de sal dos alimentos, visando reduzir o consumo diário de sal para prevenir doenças. Nosso setor está atento à qualidade de vida do consumidor e continua apoiando ações de prevenção à saúde e promoção à qualidade de vida realizadas pelo Governo”, diz o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, responsável pela área institucional da entidade.
Para a divulgação da campanha nos supermercados, a Abras desenvolveu diversos materiais orientativos como adesivos de chão e esteira, banners, cartazes, faixas de gôndolas, folders. Estão previstos também a criação de hotsite da campanha, utilização de meios eletrônicos como spots nas rádios internas dos estabelecimentos e display nos check-outs. As ações dos supermercados que aderirem à campanha serão divulgadas na Revista SuperHiper e no Portal Abras.
Todo o planejamento da campanha foi realizado em reuniões na sede da Abras, em São Paulo, que foram comandadas pela gerência geral de Alimentos da Anvisa, representada pelas dras. Denise de Oliveira Resende e Elisabete Gonçalves Dutra. Participaram ainda representantes da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, do Grupo Pão de Açúcar, do Conselho Federal de Nutrição, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-Ital), da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), da Apas (Associação Paulista de Supermercados), da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), da Aberc (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas), daAbaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia), da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), da Abima(Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), da Coop (Cooperativa de Consumo) e do CNI/Senai.
A iniciativa de reduzir o consumo diário de sal para 5 gramas, conforme preconizados pela Organização Mundial da Saúde, contará também com ações desenvolvidas pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que já está orientando a indústria alimentícia para redução do teor de sódio dos alimentos, um processo que demanda muita pesquisa, pois o sal é um importante componente dos alimentos processados, para conservação e sabor.
Outros setores, como de padarias, fast-foods, farmácias (associadas ao CAF - Comitê Abras de Farmácia) e restaurantes, também propagarão a campanha, criada pela Abras, com as adaptações necessárias a cada público-alvo.