Abras e Faap realizam aula inaugural do 1º curso avançado de marketing para supermercadistas

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Participam executivos do setor supermercadista de diversos estados, como Santa Catarina, Rondônia, Minas Gerais, do interior do Estado e da capital paulista


Cursoum
Antônio Sá, coordenador e um dos docentes do curso,
apresenta aos alunos os principais diferenciais do
curso, em aula inaugural
A Abras, em parceria com a FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, iniciou na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, na sede da entidade, em São Paulo, as aulas do 1º Curso Avançado de Marketing para Supermercados.


Na abertura, o coordenador de Pós-Graduação em varejo e franquias da Faap e executivo do setor, Antônio Sá, destacou o diferencial deste curso. “Este curso dá passos à frente de qualquer outro convencional de marketing, não só porque é focado em marketing de varejo, mas porque aborda este tema com bastante profundidade, falando especificamente das peculiaridades deste setor.”


Sá acrescenta ainda que o curso irá trazer aos alunos ferramentas para que eles possam desenvolver ações de marketing em sua próprias lojas.“Nossa lojas não são produtos, são lugares. Como desenvolver estratégias de marketing para elas? Este é um dos pontos que vamos desmistificar e abordar com profundidade nas aulas.”


Cursoquatro

Executivos do setor supermercadista assistem à aula
i
naugural do professor Sérgio Silva sobre marketing

Cursocinco
Superintendente Tiaraju Pires: "curso oferece
oportunidades de aperfeiçoamento de conhecimentos
para os profissionais do setor"
Dentre os alunos, diversas expectativas. Com meta de expandir a rede de lojas do grupo Araújo, o gerente de marketing, Rodrigo Pires, esquece a distância entre Rondônia e São Paulo na hora de buscar aperfeiçoamento profissional. Com 29 anos de tradição, sete lojas nos Estados de Rondônia e Acre, com foco nas classes AB, a meta do grupo é abrir lojas de bairro e de shopping. “Estamos buscando neste curso de marketing para supermercados ferramentas para transformar nossas ideias em resultados. Sabemos que a operacionalização no ramo do supermercado é bem diferente de outros segmentos e o processo faz toda a diferença. Pude perceber que nosso objetivo está alinhado com o conteúdo que o curso está oferecendo”, conta Pires.


Vendo seus clientes serem atraídos por promoção de uma grande rede varejista que atua na capital paulista, a veterinária Tatiane Reis, do supermercado Freguesia, quer resgatar seus clientes. “Tínhamos uma ação de marketing chamada “terça e quarta-feira verdes” e esta rede, que focava na classe A e B, começou a ampliar seu público-alvo para as classes C e D e acabou roubando nossos clientes e a nossa campanha. Agora temos que buscar ferramentas para resgatar esses clientes”.  Localizado na zona norte da capital, o supermercado Freguesia tem área de 990 m2 e opera com sete check-outs.


A confiança nos cursos da Abras foi um dos motivos que trouxeram novamente a São Paulo o executivo da loja Vale Sul, Leandro Mendes Vasconcelos. “Participei da segunda turma do MBA Abras Gestão e Estratégia de Supermercados e a partir dele passei a ser fã dos cursos da Abras. Como este curso é realizado com aval da Abras e com uma instituição renomada, a Faap, decidi fazê-lo.”


Vasconcelos conta ainda que está em busca de melhores estratégias de marketing para seu empreendimento, além da atual loja na cidade de Machado, cidade ao sul do Estado de Minas Gerais, ele deve inaugurar no final deste ano uma loja na cidade vizinha, Poço Fundo.


Nas boas-vindas aos alunos, o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, falou sobre a forte atuação da entidade na capacitação profissional. “Há mais de dez anos a Abras desenvolve cursos voltados para a operação em lojas, por meio da Fundação, e há cerca de três anos oferece cursos para a gestão dos supermercados. Neste curso de Marketing também estão participando alunos que já concluíram os cursos de MBA. Nosso objetivo é oferecer mais oportunidades de aperfeiçoamento de conhecimentos para o setor supermercadista.”


O programa do curso abrange estratégia mercadológica, tendências e inovações no varejo, aprofundamento no comportamento do consumidor, e os principais aspectos mercadológicos como campanhas, promoções, preços, produtos, pontos de venda, localização e exposição.


O curso também conta com os professores Sérgio Silva, mestre em varejo pela USP e diretor do Núcleo de Inteligência de Varejo da Agência QG/Publicis, e Richard Vinic, mestre em Comunicação. A turma é formada por 15 alunos e o curso tem carga horária de 64 horas.
 

Luciana Martins
Redação Portal Abras

 

 


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