Produtos da agricultura familiar chegam às grandes redes de supermercados

Leia em 7min 40s


Acordo fechado com a Associação Brasileira de Supermercados integra o Plano Brasil Sem Miséria e foi anunciado em Arapiraca, Alagoas, durante o evento que reuniu o Governo Federal e os governadores do Nordeste. O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou como convidado especial da presidente Dilma Rousseff, e destacou o apoio do setor na capacitação de mão de obra e na comercialização dos produtos 

 

 

 

  Foto: Ana Nascimento MDS
  Cooperadosemfome
  Gerente de negócios da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande, Eloísio Barbosa Lopes Junior
Farinha de mandioca de Arapiraca, em Alagoas, geleia de maracujá da Bahia e suco de laranja in natura de Sergipe estarão nos próximos dias nas prateleiras dos supermercados Pão de Açúcar e G. Barbosa (rede sergipana). Produtos normalmente encontrados nos supermercados, estes trazem o selo da agricultura familiar e representam a primeira iniciativa para a conquista de mercado em larga escala por pequenos agricultores reunidos em cooperativas.

 

A ação articulada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de acordo assinado com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), integra o Plano Brasil Sem Miséria e começa com os produtos dos três estados nordestinos. “A ideia é apresentar esses produtos ao consumidor”, afirmou Paulo Pompilio, diretor de Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar, nesta segunda-feira (25), na cidade alagoana, durante o anúncio de uma série de ações pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra Tereza Campello, na segunda-feira, 25 de julho, em Arapiraca -Alagoas (veja quadro abaixo).

 

“Vamos colocar dois produtos em 60 lojas do Pão de Açúcar”, comemora Adilson Ribeiro, presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Copercuc). A agricultura familiar dos três municípios baianos produz geleias, compotas, doces de goiaba (em corte e cremoso), maracujá e umbu. Com selo da agricultura familiar, certificado de exportação e produtos orgânicos, os 180 cooperados exportam para Itália, França e Áustria, mas ainda não conquistaram o mercado de varejo brasileiro. A produção anual se aproxima de 300 toneladas.

 

A aquisição de um equipamento para padronização e empacotamento vai reduzir os custos em 20% e garantir escala de produção da farinha de mandioca para colocação no supermercado. “Com a empacotadeira, a produção passa de 12 toneladas por semana para 16 por dia“, revela o gerente de Negócios da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro), Eloísio Barbosa Lopes Júnior.

 

A medida é a primeira ação de inclusão produtiva do Brasil Sem Miséria que visa aumentar a renda dos pequenos agricultores, especialmente dos que estão na extrema probreza – renda mensal por pessoa de até R$ 70. É o caso de praticamente todos os integrantes da Cooperagro. Segundo Lopes Júnior, a média de renda dos produtores de mandioca de Arapiraca gira em torno de R$ 3 mil por ano por família.

 

 Foto: Ana Nascimento MDS  
 Presidentesemfome  
Presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, Adilson Ribeiro   
O representante da cooperativa destaca que a venda da farinha para supermercado é a única saída para os pequenos agricultores conquistarem escala na produção. “Mesmo com marca registrada e código de barra, a farinha de mandioca da Cooperagro não conseguia chegar ao mercado”, observa Lopes Júnior. O gerente da cooperativa declara que só com a articulação montada pelo Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo MDS, foi possível aumentar a produção das 221 famílias cooperadas.


Em Sergipe, a iniciativa vai beneficiar 510 agricultores familiares de nove cidades. Eles produzem 3,5 mil litros de suco de laranja in natura comprados até agora pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Com a inclusão do suco na rede de supermercados G. Barbosa, a expectativa é de dobrar a produção em dois meses.

 

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, declarou que o acordo com a Abras significa inclusão para os pequenos agricultores, que poderão ter seus produtos vendidos não só para o PAA, mas também pela iniciativa privada. “Estaremos neste mês nos supermercados, garantindo que a produção da agricultura familiar seja comprada por todos os brasileiros”, concluiu.

 

 

O presidente da Abras, Sussumu Honda, destacou a importância do apoio do setor na comercialização de produtos da agricultura familiar. “O setor supermercadista se orgulha em ser o primeiro a ser chamado pelo governo para apoiar o Plano Brasil sem Miséria que pretende tirar da pobreza cerca de 16 milhões de pessoas, na maioria crianças e jovens. Além do apoio na comercialização dos produtos da agricultura familiar, já iniciamos também a capacitação da mão de obra na região da Grande Belo Horizonte”.

 

Quilombolas – Estão previstas também pelo plano ações que reforçam a produção de comunidades quilombolas. A Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofsulbra) vende produtos para o PAA. “É a sexta vez que assinamos a CPR (Cédula de Produtor Rural, documento que formaliza a compra por instituições públicas)”, informa Erivaldo Alves de Souza, da comunidade de Sapucaieira, localizada em Ilhéus. Ele produz banana, mamão, abacaxi, farinha e cacau e obtém, com a atividade, renda de um salário e meio por mês.

 

O agricultor Sebastião Damasceno, do município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, comercializa 50 espécies de sementes, como milho, feijão, fava e palma. Com a venda, restrita à sua comunidade, arrecada um salário por mês.

NORDESTE

Extremamente pobres
(9,6 milhões)

ATER
(Investimento de R$ 29 milhões/ 25 mil famílias)

Cisternas    
(750 mil até 2012)

UBSs
(638 unidades)

Alagoas

634 mil

R$ 1,2 milhão

33 mil

51 unidades

Bahia

2,4 milhões

R$ 10,7 milhão

225 mil

112 unidades

Ceará

1,5 milhão

R$ 3,6 milhões

186 mil

134 unidades

Maranhão

1,7 milhão

R$ 4,4 milhões

48 mil

29 unidades

Paraíba

614 mil

R$ 1,2 milhão

51 mil

88 unidades

Pernambuco

1,4 milhão

R$ 2,4 milhões

127 mil

106 unidades

Piauí

668 mil

R$ 2 milhões

34 mil

42 unidades

Rio Grande do Norte

406 mil

R$ 944 mil

24 mil

44 unidades

Sergipe

311 mil

R$ 808 mil

10 mil

32 unidades

Obs: Parceria com a Abras: farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e geleias e doces da Bahia.
Obs2: Sementes: 100 mil kg de milho, 50 mil kg de feijão e 2.365 hortaliças (quiabo, pepino, cenoura, cebolinha, tomate, repolho, alface, coentro e couve).

 

Fonte: Roseli Garcia - Assessoria de Comunicação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome  e Redação Portal Abras


Veja também

Campanha quer alertar consumidor sobre riscos do uso de sal em excesso

O Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e...

Veja mais
Produtos com selo nos supermercados vão ajudar a erradicar miséria, diz Dilma

Na presença de nove governadores da região Nordeste e sete ministros de seu governo, a presidente Dilma Ro...

Veja mais
Abras traz Andreas Weingend para palestra em setembro

O consultor de comércio eletrônico Andreas Weingend, da Universidade de Standford, será um dos pales...

Veja mais
Campanha de Redução do Consumo de Sal começa em Brasília e DF

          A Abras e o Ministério da Saúde – Anvi...

Veja mais
GS1 Brasil lança revista Brasil em Código

No evento, o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, destacou a importância da publicaç&a...

Veja mais
Abertas as inscrições para Comitiva Abras - NRF 2012

  Com foco no setor de supermercados, os participantes da Comitiva Abras irão conhecer as grandes tend&ecir...

Veja mais
Abras e Faap realizam aula inaugural do 1º curso avançado de marketing para supermercadistas

Participam executivos do setor supermercadista de diversos estados, como Santa Catarina, Rondônia, Minas Gerais, d...

Veja mais
Projeto Comprador confirma participação de novos supermercados do Catar, Egito, Angola e Equador

Canal de negociação direto, rápido e acessível com redes supermercadistas de diversos pa&iac...

Veja mais
Instituto de Embalagens abre inscrições para evento internacional

  O Instituto de Embalagens abriu inscrições para o Painel Interpack- Evento Internacional de Embala...

Veja mais