45ª Convenção Abras começa hoje com inovação tecnológica

Leia em 16min 50s

 

A cerimônia de abertura acontece hoje à noite, sob o comando do presidente Sussumu Honda, e contará com a participação de líderes do setor, e de autoridades, dentre eles ministros, deputados e líderes governamentais


Convencao2011  
   

Com o tema “A tecnologia como diferencial competitivo”, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realiza, de 20 a 23 de setembro, a 45ª Convenção Abras, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). Considerado o maior e mais importante encontro de líderes do setor supermercadista brasileiro, o evento deste ano terá como novidade a Exposição de Tecnologia, onde serão apresentadas inovadoras soluções tecnológicas e tendências sobre o que há de mais moderno e eficiente para o setor de autosserviço no Brasil.

 

A solenidade de abertura da 45ª Convenção Abras acontecerá hoje à noite e contará com a presença de líderes do setor e de autoridades, dentre elas a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, deputados, e representantes do Governo.

 A Convenção traz ainda palestras com os mais renomados especialistas internacionais em administração e varejo. Serão discutidos temas que impactam diretamente o desempenho dos supermercados e sua relação com o consumidor.

 Entre os palestrantes internacionais, estará no evento o especialista em e-commerce Andreas Weigend, responsável pelo grande sucesso do site de compras Amazon, falando sobre novas estratégias para o varejo online. A 45ª Convenção Abras traz, ainda, o executivo responsável por fazer da Tesco a maior rede de supermercados do Reino Unido e a terceira do mundo, Sir Terry Leahy, com o tema estratégia e gestão; e o analista global da TNS Shopper Insights, Herb Sorensen, para falar sobre o comportamento do consumidor.


Paralelamente à Convenção, como já é tradição, será realizado o V Encontro Internacional de Negócios, uma grande rodada de negócios com a participação de fornecedores e supermercadistas de diversos países. A programação do evento inclui, ainda, o Workshop da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), no dia 20 de setembro, das 9h às 18h, com o tema Perdas e Sucessão Familiar. Participam do workshop representantes das principais redes supermercadistas de toda a América Latina. Veja abaixo a programação completa e mais informações sobre os palestrantes.

 

 

Tecnologias: o que não falta são soluções para o setor

NCR e Seal mostram terminais e tecnologia RFID

Os expositores da 1º Feira de Tecnologia da Abras, evento paralelo à 45ª Convenção, revelam a apresentam os produtos e soluções para melhorar e aprimorar a gestão completa e os processos do negócio supermercadista.


Conheça os expositores:


Consinco tem soluções de Business Intelligence


A Consinco, empresa com 21 anos de mercado e carteira de clientes com 150 grupos empresariais, apresenta o mais novo produto da empresa, o Cockpit ERP. Trata-se de uma solução de Business Intelligence que analisa e simula resultados para os negócios com modernos recursos tecnológicos em gestão corporativa. Ele proporciona visualização em tempo real de indicadores de desempenho e das operações do negócio para identificação de tendências e tomada de decisões.


A empresa tem linha completa de sistemas de gestão para varejo, atacado e distribuição, soluções que contribuem para a produtividade e a lucratividade do negócio. Conta com soluções que controlam eventos financeiros, fiscais e contábeis das companhias. Isso sem contar o programa de gestão patrimonial, que atua no ativo imobilizado, fazendo todo o cálculo da depreciação de bens para atender às exigências legais e promover o controle do patrimônio corporativo.


Constru Software/ SAP mostra solução para planejar o mix


A Constru Software é integrante da rede oficial de parceiros da alemã SAP e implementa as soluções de varejo da companhia no Brasil. Ela apresenta aos convencionais a solução Merchandise Assortment Planning (MAP), voltada ao planejamento das mercadorias que devem ser comercializadas ou mantidas em estoque em cada loja, conforme a região em que está instalada e o tamanho do seu estoque, entre outros detalhes.


A solução permite definir e planejar a variedade de produtos que uma loja deve ter em estoque para atender seu público, atributo que ajuda a gerar economias com espaço em retaguarda e garantir que não faltem as mercadorias certas para cada ponto de venda.


De maneira geral, as soluções SAP atendem o varejista nas negociações e compras de mercadorias, precificação e gestão de margens, gerenciamento de sortimento, gestão de perecíveis, bem como de recebimento automático, produção na loja, vendas fracionadas e controle de tesouraria.


Freeart Seral a favor do meio ambiente


A Freeart Seral apresenta seus avanços na utilização de CO2 como gás refrigerante, alternativa promissora que substitui os refrigerantes sintéticos. A empresa, especializada em gôndolas, gabinetes, check-outs, expositores plugados, sistemas de refrigeração, carrinhos de supermercados, racks, contêineres e aramados em geral, desenvolveu equipamentos para atender às necessidades e exigências do mercado e, para isso, busca alternativas para ganho de desempenho, redução de custos e de impactos ambientais.


Prova é que se antecipa para atender às demandas de mercado e a acordos internacionais na redução do aquecimento global, com a substituição dos equipamentos que utilizam os clorofluorcarbonos-CFCs e os hidroclorofluorcarbonos-HCFCs (R22), dois grandes vilões do meio ambiente.


 Além dos benefícios ecológicos, os equipamentos proporcionam aumento da eficiência energética e redução no custo das linhas com a diminuição dos diâmetros empregados, razões para a utilização do CO2  (Dióxido de Carbono) no setor nos próximos anos.


A empresa realiza periodicamente treinamentos com fornecedores e participa deles para capacitar mão de obra e construir parcerias consistentes para obter melhores resultados e segurança para o emprego do CO2, oferecendo produtos e serviços com qualidade e contribuindo com a eliminação das substâncias que destroem a camada de ozônio.


GS1 apresenta programa de certificação


A GS1 Brasil, organização sem fins lucrativos especializada em criar e implantar padrões para agregar eficiência e valor à cadeia de suprimentos, apresenta o Programa de Certificação do Código de Barras. Ele visa atestar a qualidade dos códigos aplicados em itens comerciais e unidades logísticas com base em requisitos de negócios e em procedimentos e especificações internacionais.


Os códigos certificados pela GS1 Brasil são reconhecidos na primeira tentativa de leitura. Recentes estudos concluíram que se um código de barras não "dá leitura" na primeira vez que é escaneado, o operador de caixa necessita, em média, de 23 segundos para resolver o problema. Isso significa que um cliente levaria aproximadamente cinco minutos a mais no caixa caso tivesse 10 produtos nessa condição.


Em alguns setores, 7% dos itens comercializados não "dão leitura" na primeira tentativa ou não "dão leitura" de forma alguma. Se o item tiver alto giro de vendas, o problema pode significar um percentual representativo de atraso na operação de caixa.


GXS tem solução em B2B E-commerce


A GXS, com matriz em Nova Iork (EUA), está no mercado há 40 anos e é líder em soluções de B2B E-commerce. A companhia conta com soluções que ajudam empresas a trabalharem de forma integrada e com mais eficiência, facilitando a troca eletrônica de dados de pedidos e de notas fiscais, por exemplo. Portanto, disponibiliza recursos tecnológicos que reduzem custos e otimizam processos que agilizam entregas, evitam retrabalhos e erros de entrada de dados. As soluções são destinadas a diversos segmentos, entre eles o varejo, com uma linha completa de produtos e serviços que facilitam o dia a dia dos negócios, tais como:


• GXS B2B Express: com essa plataforma de serviço, as gôndolas do supermercado estarão sempre cheias. Ela permite o monitoramento das transações com visibilidade de todo o processo de abastecimento.


• Portal de Conciliação de Vendas em Cartão: Vender com cartão de crédito ou débito significa que o recebimento virá apenas após alguns dias, além de taxas, cancelamentos e chargeback, situações comuns para o comerciante e que dificultam a conciliação das vendas e o controle do fluxo de caixa. O portal de Conciliação da GXS dá visibilidade, controle e segurança em todo esse gerenciamento.


Itim traz software para gestão do varejo

A Itim é uma empresa de matriz inglesa dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de softwares para tornar mais produtivos os processos do varejo. A carteira de clientes da companhia tem mais de 100 varejistas de diferentes formatos, como Coop, Lojas Renner, Makro e Angeloni. Para a Feira de Tecnologia, traz quatro soluções com boa aceitação no mercado nacional. São elas:


• Supplier Billing, software destinado à gestão de contratos comerciais com os fornecedores, desenvolvido para garantir as condições previamente negociadas com eles;

• Profimetrics, voltado ao gerenciamento de preços regulares, promoções e saldos com o objetivo de proporcionar o aumento da margem

• Zygon, para buscar informações sobre produtos para enriquecer encartes e agilizar a produção deles, bem como de etiquetas e outras mídias

• Bio, um Data Warehouse e Business Intelligence pré-preparado com indicadores específicos para modernizar a gestão do negócio

 

Conheça os palestrantes da 45ª Convenção Abras


Andreas Weingend - Consultor de e-commerce, da Universidade de Standford, já trabalhou com clientes como Best Buy, Lufthansa, Nokia e Thomson Reuters, além de ter sido ouvido em eventos corporativos das gigantes Google, IBM, Telefônica e Volkswagen. Formado em física, Weingend dá aulas sobre dados sociais e é considerado o responsável pelo sucesso de vendas da Amazon.com.
Sua palestra, Consumidor Social, vai tratar sobre como a nova realidade de dados sociais influencia a decisão de compra e o estilo de vida. Weigend analisa o comportamento e os dados que as tecnologias sociais e móveis geram e as várias maneiras de como os consumidores os compartilham.


Herb Sorensen - Analista global da TNS, um dos mais importantes institutos de pesquisa de mercado do mundo, Sorensen vem falar sobre o comportamento do consumidor, tema no qual é considerado uma das maiores autoridades do mundo. Autor do livro Inside the Mind of the Shopper, trabalhou por mais de 35 anos com os 100 maiores varejistas da América do Norte, Europa, Austrália e América do Sul.


Terry Leahy - Especialista em varejo, Leahy foi responsável pelo crescimento da rede de supermercados Tesco. Em dez anos, o executivo fez da cadeia britânica de supermercados a maior do Reino Unido e a terceira do mundo. Tem o título “sir” – pela condecoração como “Cavaleiro do Império Britânico”-, concedido pela rainha Elizabeth II, em 2002. Em 2008, foi considerado o indivíduo mais influente do Reino Unido, fora da política, pelo The Guardian.


Regiane Romano - Professora da Unifieo (Fundação Instituto de Ensino para Osasco). Regiane Romano é coordenadora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e de Ciência da Computação da Unifieo. Palestrante em vários países, Regiane vem falar sobre como usar a tecnologia a favor dos negócios. Doutoranda em Administração de Empresas, área de concentração Administração da Tecnologia da Informação FGV-SP. Tem, entre suas qualificações, especialização em Varejo pela FEA-USP.


Sandra Sofia Ribeiro - Diretora da ITIM. Com mais de 15 anos de experiência em pricing, trabalhando com varejistas da Europa, EUA e Brasil, Sandra Sofia Ribeiro é referência em projetos de pricing que combinam políticas de preço, processos de negócio e tecnologia, na busca da margem perdida. A especialista traz exemplos de como operar a gestão competitiva de preços e garantir bons resultados.


Greg Smith
Diretor de Comunicações do POPAI/USA - associação global para o marketing no varejo. É responsável pela concepção e desenvolvimento de marca para publicações, materiais de eventos, newsletters e outras ferramentas de marketing. É também Managing Editor do Journal of Marketing de Varejo (JMAR). Trabalhou na National Small Business Association (NSBA) como gerente de website e publicações, onde supervisionou estratégias de crescimento de leitores e estratégias de mídia digital para fornecer a consistência da marca.


Silvio Abrahão Laban Neto
Doutor em Administração com ênfase em Marketing, vai mostrar os resultados da pesquisa desenvolvida pela Abras. Laban atuou por mais de 19 anos como executivo em organizações de serviços como Accenture, Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart. Atuou em instituições voltadas ao desenvolvimento e gestão da cadeia de abastecimento varejista, tendo sido co-presidente da Associação ECR (Efficient Consumer Response) Brasil e América Latina, além de ter sido membro do Comitê Executivo da Global Commerce Initiative (GCI). Atualmente, é Professor de Marketing do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, onde também responde pela Coordenação Geral dos Programas de MBA Executivo.


Veja a programação completa do evento

Dia 20/9 - terça-feira
9h – 18h - Workshop Alas

 

A NCR Corporation, empresa de tecnologia com soluções assistidas em mais de 100 países, e a Seal, revendedora da companhia, mostram boa parte do seu portfólio aos convencionais, como os terminais de consulta assistida NCR RealPOS™ e também seus periféricos. Entre eles, o NCR RealPOS™ 70 XRT, serviço assistido de ponto de venda de alto desempenho, e as novas soluções de ponto de venda “tudo em um”, lançado no Brasil em março. Chamada de NCR RealPOS™ 25, tem design versátil e polivalente e pode funcionar como um dispositivo de PDV ou um quiosque multimídia com tela de toque para aplicações de autoatendimento.


O NCR RealPOS™ 40, terminal de alto desempenho, economia de energia e tamanho compacto, também pode ser conhecido no estande. Esses novos terminais da NCR oferecem uma plataforma aberta para o software atual e o da próxima geração, e diversas soluções oferecidas pelo NCR RealPartners, programa de parceiros do qual a Seal faz parte. A Seal expõe a tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência) e o funcionamento das etiquetas eletrônicas de prateleira (Electronic Shelf Label, ou ESL).


Nielsen tem serviço para detecção de rupturas


A Nielsen apresenta a solução Retail Direct Data Solutions (RDDS), destinada ao gerenciamento da loja e na detecção de rupturas. Esse sistema possibilita uma visão completa e um melhor entendimento sobre essas questões.


O serviço Nielsen RDDS disponibiliza ao mercado informações diárias por meio de um sotware web de fácil navegação. Ele possibilita o gerenciamento eficiente e estratégico de cerca de 40 indicadores Sell Out, como estoque virtual e ruptura no ponto de venda, e permite que sejam realizados trabalhos conjuntos entre indústria e varejistas.


Além disso, com o sistema é possível enviar informações por e-mail, mensagens de celular ou mesmo de forma interativa pelo próprio aparelho móvel. Dá também para que o usuário crie seus indicadores, bem como clusters de mercado e produtos. Mais uma possibilidade é a integração da solução com outras ferramentas Nielsen para avaliar os impactos que a ruptura gera no market share.


RP Informática e Siga Cred – soluções diversas


Há 20 anos, a RP Informática desenvolve sistemas para gestão e automação de supermercados. A empresa tem mais de 1,1 mil clientes e atua em 17 estados. Seu portfólio inclui o software de retaguarda FlexDB, que se adapta com precisão às características das empresas. Ele tem a solução ERP com SPED Fiscal, Contábil, PIS-Cofins, NF-E, entre outros diferencias, como Módulo Patrimonial, CD/ Atacado, WMS e logística com tecnologia RFID para perfeita interação entre departamentos e filiais.


Para retaguardas, há o sistema Lig Mix, um software de gestão de compras para associações supermercadistas, e o sistema ConexoDB, que disponibiliza recursos para controle operacional e gerencial por meio da linguagem de programação Delphi. Há, ainda, o software WRPDV para frentes de caixa multilojas Windows e Linux com banco de dados. O grupo RP também detém a financeira SigaCred e expõe as ferramentas de gestão de crédito, fidelidade e recompensas disponíveis ao setor durante a 45ª Convenção Abras.


RR Etiquetas traz etiquetas eletrônicas


A RR Etiquetas, convertedora de etiquetas autoadesivas para código de barras, apresenta as Etiquetas eletrônicas para gôndolas, solução para assegurar que o preço indicado na tela da etiqueta eletrônica será o mesmo cobrado no check-out. Outras vantagens são economia de tempo na atualização de preços, melhoria das margens, rápida reação diante da concorrência e automatização.


A empresa também expõe as Etiquetas autoadesivas para balanças com camada de proteção, utilizadas para identificar o produto, informar peso, preço por quilo, preço a pagar, receita, conteúdo nutricional, exibir mensagens promocionais, imagens (SISP, SIF, etc.) e permitem a impressão do código de barras.

Elas são aplicadas em produtos de peso variável e bandejas com frios, laticínios, assados, pães e salgados. Não são danificadas com água, óleo, solventes e plastificantes, obedecem às recomendações dos órgãos fiscalizadores, possibilitam a redução das filas nos check-outs causadas por falhas de leitura dos códigos de barras, entre outras vantagens ao varejista.

 

Totvs – Controle de todas as áreas


A Totvs é uma empresa de software, inovação e relacionamento, líder no Brasil, com 48,6% de market share, e na América Latina, com 34,5%. Especializada no segmento de varejo, mostra soluções de gestão integradas que permitem aos empresários elevar a competitividade e aumentar os resultados dos negócios.
Com as soluções de softwares da Totvs é possível ter controle financeiro, contábil, logístico e de estoque a partir das vendas, com sistemas que incluem análises de crédito e atendem às exigências fiscais (PAF-ECF e geração das obrigações fiscais).


Além disso, as soluções são suportadas por diferentes métodos de inventário e ferramentas de prevenção de perdas aliadas a processos consistentes. Isso possibilita aumentar a eficiência corporativa com recursos integrados ao ERP, como Market Place, Portal de Compras, Ensino a Distância, BI, CRM, WMS, TMS, OMS, Capital Humano, chegando até o setor jurídico.


Visual Mix/ SAP expõe soluções para gestão


A Visual Mix, especializada em automação comercial, tem cerca de 350 clientes em todo o território nacional e está no mercado há 14 anos. Desde então, desenvolve e integra soluções para o atendimento das especificidades do varejo e, ao mesmo tempo, da gestão e da governança dos processos de negócios através de soluções sistêmicas.

As soluções da Visual Mix foram desenvolvidas para tratamento conjunto com o sistema SAP Varejo através dos processos de informações gerenciais, gestão cadastral, compras, abastecimento, gestão de vendas e estoques, tesouraria, inventário com automação, etiquetagem, preços, convênios, descontos, gestão e controle de promoções, bem como de cartão próprio e cartão presente, distribuídos em modalidades de operação no autosserviço, venda assistida e televendas. A companhia também apresenta a tecnologia RFID.

 

WeDo apresenta solução flexível

 

A WeDo fornece softwares e consultoria especializada em análise de dados. Fundada em 2000, pertence ao grupo português Sonae e atua em 73 países. Na Feira de Tecnologia, apresenta o Raid Retail, solução com configuração flexível, alto nível de desempenho e diversos benefícios para o mercado varejista, tais como:
• Prevenção de perdas
• Auditoria Contínua
• Validação das transações do check-out (é capaz de detectar e evitar fraudes no PoS e em transações com cartões fidelidade)
• Combate a fraudes internas e externas
• Garantia de processos logísticos (detecção de não conformidades, alertas, workflow e dashboards)
• Controle do estoque ao longo da cadeia
• Garantia da conformidade (compliance) nos contratos com fornecedores e parceiros
• Criação de controles internos por meio do desenvolvimento de regras de negócio e pontos de controle
• Integridade dos dados de diferentes sistemas e plataformas, garantindo informações fidedignas

 


Veja também

Consumidor brasileiro está mais preocupado em guardar dinheiro e cuidar da saúde, aponta Kantar

Painel de consumo indica o sucesso dos produtos alimentícios em porções individuais   Na sa...

Veja mais
Selo fiscal do vinho passa a valer a partir de 2012

Mudança contentou os vitivinicultores, que temiam que a prorrogação afetasse o produtoA Receita Fed...

Veja mais
Abras - A força do setor supermercadista

  Revista Business Review Brasil fala sobre as ações da Abras em prol do desenvolvimento do setor no...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados

  Veículo: Revista Business Review Brasil...

Veja mais
Abras, ASPB e Sebrae Paraíba promovem seminário com foco no associativismo

          Cerca de 70 empresários do setor supermercadista part...

Veja mais
Cliente causa perda de R$ 4,3 bi por ano para os supermercados

Os supermercados brasileiros têm prejuízo anual de R$ 4,3 bilhões com problemas causados pelos clien...

Veja mais
Varejistas pressionam por novas regras para taxas de cartão

O varejo e os supermercados pediram ontem mudanças das atuais taxas cobradas pelos cartões de débit...

Veja mais
Críticas às taxas do cartão de débito

As entidades do setor de varejo defendem que seja cobrada uma tarifa por transação paga   O varejo ...

Veja mais
Abras apoia programas e campanhas que evitem a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade

  Ambev e Grupo Pão de Açúcar lançaram nesta quarta-feira (31) programa com esse ...

Veja mais