Por Wagner Hilário
A segunda palestra da Convenção Abras, realizada nesta manhã (20/09) tratou do tema Estratégia e Gestão e foi proferida pelo CEO da Tesco Sir Terry Leahy, que contou como em menos de 20 anos a empresa saiu da terceira colocação no varejo britânico para se tornar a terceira maior companhia supermercadista do mundo e a líder no Reino Unido. Ex-CEO da Tesco fala sobre estratégias e gestão para o varejo
Para alcançar esse desempenho, sem precedentes na história do varejo internacional, a Tesco, segundo Leahy, cumpriu nove lições. “A primeira foi encontrar e enfrentar a verdade — sobre os mercados e sobre a própria empresa. Geralmente não estamos dispostos a saber a verdade, porque ela nem sempre nos agrada, mas é preciso. E o melhor guia nesse sentido é o cliente. Ele dirá a verdade que precisamos saber para agir e melhorar”, disse Leahy.
A segunda lição, segundo Leahy, é estabelecer metas audaciosas. “As pessoas se sentem felizes e motivadas quando têm algo grandioso para fazer. Estabelecemos quatro metas em 1996. Essas metas trouxeram a Tesco para onde está agora. São elas: ser a primeira opção dos clientes; ser tão forte em não alimentos quanto em alimentos; ser um varejo de serviços (bancos, telecomunicações e entretenimento); ser líder global.”
Das metas estabelecidas, apenas uma não foi atingida: a liderança global. Mas há quinze anos, quando foi proposta, muitos achavam impossível atingi-la. “Hoje, somos o terceiro grupo do mundo e, ao fim deste ano, provavelmente seremos o segundo.”
Em uma hora de apresentação, Leahy tratou de forma objetiva dessas e das outras as lições. Se você quer saber quais são as outras sete lições que o CEO da Tesco trouxe à Convenção Abras, leia a edição de outubro de SuperHiper. Lá você terá a cobertura completa do evento.