As lições que fizeram da Tesco o maior varejista britânico

Leia em 1min 40s

 

Por Wagner Hilário

 

  Terry
  Ex-CEO da Tesco fala sobre estratégias  e gestão para o varejo
A segunda palestra da Convenção Abras, realizada nesta manhã (20/09) tratou do tema Estratégia e Gestão e foi proferida pelo CEO da Tesco Sir Terry Leahy, que contou como em menos de 20 anos a empresa saiu da terceira colocação no varejo britânico para se tornar a terceira maior companhia supermercadista do mundo e a líder no Reino Unido.

 

Para alcançar esse desempenho, sem precedentes na história do varejo internacional, a Tesco, segundo Leahy, cumpriu nove lições. “A primeira foi encontrar e enfrentar a verdade — sobre os mercados e sobre a própria empresa. Geralmente não estamos dispostos a saber a verdade, porque ela nem sempre nos agrada, mas é preciso. E o melhor guia nesse sentido é o cliente. Ele dirá a verdade que precisamos saber para agir e melhorar”, disse Leahy.

 

A segunda lição, segundo Leahy, é estabelecer metas audaciosas. “As pessoas se sentem felizes e motivadas quando têm algo grandioso para fazer. Estabelecemos quatro metas em 1996. Essas metas trouxeram a Tesco para onde está agora. São elas: ser a primeira opção dos clientes; ser tão forte em não alimentos quanto em alimentos; ser um varejo de serviços (bancos, telecomunicações e entretenimento); ser líder global.”

 

Das metas estabelecidas, apenas uma não foi atingida: a liderança global. Mas há quinze anos, quando foi proposta, muitos achavam impossível atingi-la. “Hoje, somos o terceiro grupo do mundo e, ao fim deste ano, provavelmente seremos o segundo.”

 

Em uma hora de apresentação, Leahy tratou de forma objetiva dessas e das outras as lições. Se você quer saber quais são as outras sete lições que o CEO da Tesco trouxe à Convenção Abras, leia a edição de outubro de SuperHiper. Lá você terá a cobertura completa do evento.


 


Veja também

Tecnologias para o setor supermercadista são destaques na Convenção Abras

Em paralelo ocorre a I Exposição de Tecnologias que traz diversas novidades para agilizar atendimento, mel...

Veja mais
Presidente da Abras fala sobre cenário 2011-2021 para líderes do setor

Por Margareth Meza   Presidente da Abras, Sussumu Honda, faz palestra para sinalizar as tendênc...

Veja mais
Executivo responsável pela expansão da Tesco faz palestra na 45ª Convenção Abras

  O ex-Ceo da Tesco, sir Terry Leahy, abre a sessão de palestra da 45ª Convenção Abras, ...

Veja mais
Segunda etapa do workshop Alas trata do tema sucessão familiar

Por Margareth Meza A Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas) realizou hoje (20/09) um worksho...

Veja mais
Cran confere os dados do 11º Ranking de Redes

No primeiro dia (20/09) da 45ª Convenção Abras foram realizadas diversas reuniões paralelas, u...

Veja mais
Alas realiza assembleia anual

A Associação Latino Americana de Supermercados (Alas) realizou hoje (20/09) sua Assembléia anual du...

Veja mais
Primeira etapa do Workshop Alas aborda o tema perdas

Por Margareth Meza   As perdas do setor foram abordadas na primeira etapa do Workshop da Associação...

Veja mais
Evento internacional da IBM aborda o Comércio do Futuro

Alessandra Ribeiro, de San Diego (EUA) Novas tecnologias estão revolucionando a forma de se ...

Veja mais
Supermercados de 18 países participam do Encontro Internacional (ABRAS 2011)

Foi realizada nesta manhã (20/09) a reunião de abertura do V Encontro Internacional de Negócios, pr...

Veja mais