Por Margareth Meza
Presidente da Abras, Sussumu Honda, faz palestra para sinalizar as tendências e os rumos do setor |
O presidente da Abras, Sussumu Honda, acaba de abrir o ciclo de palestras da 45ª Convenção Abras, que se inicia hoje, dia 21/09, e termina sexta-feira, 23/09, no Resort The Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).
Esta primeira palestra teve participação dos executivos Fátima Merlin, Olegário Araújo e Marco Aurélio Cordeiro de Lima, das empresas de pesquisa Kantar Wordpanel, Nielsen e GfK Brasil, respectivamente.
Sussumu mostrou, por exemplo, a importância da capacitação da mão de obra, hoje escassa no setor, os resultados da união de empresas por meio de redes e centrais, o crescimento da massa salarial e a força da classe média, que vem ditando novas formas de consumo, entre outras tendências que ditam alterações operacionais e estratégicas ao setor. “Esta palestra foi, na verdade, uma conversa para que ao chegar nas empresas vocês possam discutir novos caminhos a serem tomados”.
Os profissionais mencionaram as mudanças no comportamento do comprador, a importância dos indicadores de eficiência e produtividade, de se definir um posicionamento de mercado e de como lidar com a concorrência acirrada. “Essas empresas nos abastecem de informações importantes por meio de nossos meios de comunicação para a tomada de decisões estratégicas ao negócio”, disse Sussumu.
Por meio desses e de outros dados, o presidente da Abras apresentou o Cenário Abras 2011-2021 com o intuito de motivar reflexões de longo prazo para que o negócio cresça de forma perene ao longo dos anos. “Onde queremos chegar na próxima década? Num cenário positivo, faturaremos R$ 574,2 bilhões de faturamento e, sob uma ótica pessimista, ele dobrará nesse período. Precisamos ter estratégias, gestão, operação e inovação para chegar lá”.
Veja a apresentação do presidente da Abras - Cenário Abras 2011-2021.