A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e o Procon de Santa Catarina (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania) assinaram Termo de Cooperação Técnica, que permite aos supermercados oferecer ao consumidor que encontrar na gôndola produto exposto fora do prazo de validade um novo produto gratuitamente.
Para o diretor-executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, o acordo com entidades do Estado contribuem para atender melhor o consumidor. “Estamos divulgando esse acordo de cooperação para as empresas associadas fortalecerem essa ação e juntas buscarem adesão do setor. Esse processo de sensibilização se estenderá até o dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, e data definida para o início efetivo de vigência da campanha.
Ações nos Estados
Em São Paulo, a Campanha de Olho na Validade foi idealizada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por representantes da APAS, do Procon-SP e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com intuito de fortalecer uma política de defesa do consumidor e incentivar os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços. Os primeiros resultados desta ação, que teve inicio em outubro, podem ser conferidos no estudo realizado pela APAS.
De acordo com a Associação, 82% dos supermercados já aderiram à campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. A pesquisa mostra ainda que 90% dos lojistas constataram redução no número de produtos com validade vencida nas gôndolas, e 75% deles não relataram o problema operacional nas lojas. Apenas 10% dos que não aderiram à campanha informaram que não tinham conhecimento desta ação, o que representa menos de 2% do total pesquisado.
Para o Procon-SP, 79% dos consumidores entrevistados afirmam que checam a validade dos produtos impressa no rótulo ao fazer as compras em supermercados, mas apenas 5% informam que já participaram da campanha “De Olho na Validade”.
Foto: Marco Nascimento
Belém
Na região Norte do País, a Aspas – Associação Paraense de Supermercados assinou Termo de Compromisso com o Procon-Belém na solenidade de abertura SuperNorte 2011, realizada no dia 10 de outubro, em Belém. Desde 25 de novembro a campanha pode ser vista nas redes Yamada, Formosa, Nazaré, Cidade, Amazônia, Portugal, Estrela D’alva, Almirante, Casa Pauxis, Casa Silva, entre outras.
As empresas associadas do interior da cidade também já aderiram à campanha, e como as grandes redes, contam com apoio de material visual para sensibilizar o consumidor.
Fonte: Portal Abras