Uma das ocorrências que mais preocupam o setor supermercadista de modo geral são as perdas, das quais cerca de 80% se dão por quebras operacionais e furtos. Apuração da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indica que o mercado contabiliza anualmente mais de R$ 4 bilhões em perdas, número que precisa ser reduzido, pois afeta diretamente a saúde financeira das redes, seja as de porte grande, médio ou pequeno. -
De acordo com a Abras, a entidade realiza eventos para debates estratégias de redução de gastos nesse sentido, em busca de encontrar maneiras inovadoras de agir, como, por exemplo, simples mudanças de procedimento. Outro debate que envolve o mercado é o que diz respeito ao uso de sacolas plásticas recebidas pelos clientes nas lojas.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou recentemente, a convite da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de audiência pública em Brasília (DF) para debater o uso de sacolas plásticas e a destinação correta do lixo derivado das embalagens que não possuem tecnologia de biodegradação, o que pode ser caracterizado como crime ambiental. O objetivo é estimular a redução no Brasil do uso das sacolas plásticas, que são nocivas ao meio ambiente.
Veículo: DCI