A campanha Veja o Peso, em parceria com o Inmetro, traz mais segurança para clientes e supermercadista
A Aspas – Associação Paraense de Supermercados realiza com sucesso a Campanha Veja-o-Peso que incentiva os consumidores a ficarem atentos ao peso dos produtos adquiridos e, assim, não serem lesados. Lá diversos produtos, como as tradicionais farinhas e até o famoso açaí, são vendidos já pesados e empacotados nas gôndolas (sistema por autosserviço).
A Aspas criou um display exclusivo para divulgar o programa, estimulando o consumidor a participar deste projeto de cunho eminentemente educativo, como forma de garantir produtos cada vez mais confiáveis. Se o consumidor encontrar diferença de peso, deverá acionar a gerência do supermercado, que vai retirar o produto da gôndola e notificar o fabricante e também o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Nas aferições feitas mensalmente pelo Inmetro Pará, quase 2% das amostras apresentam alguma irregularidade de peso. Mais de 1.000 itens são verificados a cada mês, de procedência de fornecedores nacionais e regionais.
O projeto iniciado no dia 25 novembro nas lojas da capital e do interior do Pará já está tendo a adesão da população paraense.
Segundo a Aspas, o nome “Projeto Veja – O Peso” foi escolhido por se associar a um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade de Belém do Pará, o famoso Mercado Ver-O-Peso, situado à beira do rio Guamá, na região Norte do País. Com 381 anos, localizado no centro antigo de Belém, o Ver-O-Peso é o principal responsável pelo abastecimento de produtos alimentícios aos moradores e visitantes do estado, dispondo também de produtos artesanais e ervas medicinais.
Fonte: Aspas/Portal Abras