MMA promove campanha para reduzir uso de sacolas plásticas

Leia em 2min

O Ministério do Meio Ambiente lançou na última terça-feira, na Rodoviária de Brasília, a segunda fase da campanha Saco é um Saco, que tem por objetivo conscientizar a população para a redução do uso de sacolas plásticas.

 

A diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável da Secretaria de Políticas Ambientais do MMA, Laura Valente, distribuiu sacolas reutilizáveis. Segundo ela, é preciso mostrar à população alternativas para que as sacolas plásticas não sejam mais utilizadas. "A melhor coisa a se fazer é consumir só aquilo que precisa. Use uma opção retornável em vez de uma que é danosa ao meio ambiente", disse.

 

Ela defendeu campanhas mais efetivas para que a população se conscientize de evitar o uso de sacolas plásticas. "A conscientização é importante quando aliada com campanhas efetivas no setor de mercados, para que não disponibilize mais sacolas. A gente tem que reverter esse hábito de 50 anos".

 

A estratégia de lançar a segunda fase da campanha no Natal é para chamar a atenção das pessoas quanto ao uso das sacolas plásticas nas compras de fim de ano. "A escolha da sacola plástica implica problemas para todos, como poluição do solo e mares e a degradação da biodiversidade. Tudo isso é consequência do padrão de consumo que temos e de como tratamos essa questão", disse Laura Valente.

 

A campanha agradou a estudante de administração Adriana Batista. "Gostei muito da iniciativa das sacolas reutilizáveis. As pessoas precisam se conscientizar sobre preservação do meio ambiente para as próximas gerações". Já a contadora Elza Nascimento defende ações mais eficazes dos órgãos que promovem a campanha. "O governo não faz campanhas suficientes. Elas sempre são deixadas de lado depois de algum tempo. Deveria haver maior cobrança e fiscalização. Mas essa campanha é um bom passo", defendeu.

 

Uma sacola reutilizável de cinco metros, feita de banners reciclados, foi instalada no dia 15 de dezembro na Rodoviária de Brasília, onde ficará exposta por duas semanas. Foram distribuídos também panfletos informativos sobre ações sustentáveis. Esta segunda fase faz parte da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, iniciada em São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em São Paulo, mais de 100 municípios aderiram à campanha.

 


Veículo: Portal UOL


Veja também

Abras participa do lançamento do Plano Brasil sem Miséria – Região Centro-Oeste

Durante a cerimônia, o vice-presidente da Abras Adeilton do Prado e os presidentes das Associações E...

Veja mais
“Campanha de Olho na Validade” chega a Santa Catarina em 2012

   A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e o Procon de Santa Catarina (Se...

Veja mais
"Atacarejo" dominará fusões no próximo ano

Depois de dois anos intensos de fusões e aquisições no varejo brasileiro, como a Casas Bahia e o Po...

Veja mais
Varejo prepara um brinde sofisticado

Para comemorar o Natal e o Ano Novo, muitas famílias brasileiras vão tomar vinhos, espumantes e champanhes...

Veja mais
Abras participa de audiência nacional do Plano de Resíduos Sólidos, em Brasília

A Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade Abras, Susana Ferraz, participa da audiência que consolida o Pl...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 4,71%

Alta ocorreu em outubro, na comparação com o mês de setembro. Acumulado dos dez meses do ano teve cr...

Veja mais
Vendas do setor acumulam alta de 3,92% até outubro

As vendas reais do setor supermercadista em outubro de 2011 cresceram 4,71% em relação a setembro, de acor...

Veja mais
Volume de vendas apresenta crescimento de 2% entre janeiro e outubro

Cesta de bebidas alcoólicas e perecíveis teve melhor desempenho  De acordo com o Índice Naci...

Veja mais
Segmento analisa como reduzir perdas de R$ 4 bi

Uma das ocorrências que mais preocupam o setor supermercadista de modo geral são as perdas, das quais cerca...

Veja mais