A parceria firmada entre a Abras, as 27 Associações Estaduais de Supermercados, e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no âmbito do Programa do Governo Federal, Brasil Sem Miséria, apresenta mais uma oportunidade para o supermercadista levar às prateleiras das lojas produtos direto de pequenas propriedades rurais.
A partir de segunda-feira (7), os supermercadistas poderão visitar o estande conjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) durante a 28ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados que a Associação Paulista de Supermercados (Apas) realizará no Expo Center Norte, em São Paulo.
"Será uma grande oportunidade para o supermercadista conhecer o que vem sendo feito pelo governo dentro do Plano Brasil Sem Miséria, ao qual prestamos todo o nosso apoio, e, especialmente, as inovações que estão sendo criadas para facilitar e ampliar as compras da agricultura familiar", afirma Sussumu Honda, presidente da Abras.
Na feira, o MDA irá apresentar uma prévia da plataforma virtual Rede Brasil Rural que permite fazer buscas de produtos e empreendimentos de comércios que reúne cooperativas de produtores rurais, fornecedores de insumos, consumidores públicos e privados, como forma de integrar o agricultor familiar ao mercado de consumo.
Além disso, cooperativas mostrarão produtos orgânicos, agroecológicos e agroextrativistas, que podem ser disponibilizados para venda nos supermercados.
A compra direta da Agricultura Familiar contempla um dos eixos de atuação do setor supermercadista no âmbito do Plano Brasil sem Miséria. Há outros nichos de atuação, como a capacitação de mão de obra, por exemplo.
Desde o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria há cerca de um ano (e dos lançamentos efetivados em cada região do País) diversas redes de supermercados já negociam a compra de produtos de pequenas propriedades rurais e produtos artesanais em diferentes regiões com objetivos de fortalecer a agricultura familiar e apoiar a erradicação da miséria.
Mas a proposta do MDA é facilitar ainda mais as tratativas e ampliar as negociações entre as empresas do setor e as pequenas propriedades rurais, por meio do site de e-commerce Rede Brasil Rural. Na feira da Apas, os visitantes conhecerão uma versão inicial do programa, que será sendo finalizado, e deverá estar disponível, já para negociações, no Portal Abras, a partir de agosto deste ano.
Importante ressaltar que o Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal, articula uma série de programas e ações que ampliam os investimentos na agricultura familiar, fornecendo insumos, assistência técnica, água e energia elétrica e ainda incentivando os meios de distribuição dos produtos, com iniciativas conjuntas com o setor supermercadista, como as mencionadas acima.
Fonte: Portal Abras