2ª Exposição de Tecnologia mostra Supermercado Interativo

Leia em 21min 10s

O supermercado interativo é a grande novidade e apresenta tecnologias que proporcionam mobilidade, entretenimento, gestão e muita inovação



  Supermercadointerativo
   
A 2ª edição da Exposição de Tecnologia, ocorreu paralelamente à 46ª Convenção Abras, na tarde de quarta-feira (18). Neste ano, a Área de Inovação mostrou mais de 40 novas tecnologias em funcionamento, simulando a operação de um supermercado do futuro, o "Supermercado Interativo", com check-out dotado de RFID, em que não é necessária a leitura do código de barras de todos os produtos, mas da cesta ou do carrinho de uma única vez; etiquetas eletrônicas que reúnem todas as informações do produto; o Surface - um tablet gigante interativo que permite ao cliente saber tudo o que há na loja, entre outras soluções para facilitar a vida do consumidor.



"Supermercado Interativo"



Tecnologias que proporcionam mobilidade, entretenimento, gestão e muita inovação para oferecer maior conforto ao consumidor, além de eficiente controle de estoque e do sistema antifurto
O "Supermercado Interativo" traz as mais modernas soluções e tendências para o varejo reunidas em um único espaço com a proposta de oferecer maior eficiência ao setor e mais comodidade e conforto ao cliente. O conceito que permeia as inovações é a interatividade que poderá ser percebida em todos os painéis touch, TVs interativas, quiosques interativos, tablets, celulares, coletores móveis, todos para informar, divulgar ou simplesmente distrair o consumidor.


Para demonstrar essas tecnologias a Abras criou dentro da Exposição de Tecnologia, a Área de Inovação, onde está montado um "Supermercado Interativo", apontado como caminho para o setor que tem como objetivo fidelizar e reter o cliente o maior tempo possível dentro da loja.


Já na entrada se percebe uma diferença: um atendente virtual, gerado por retroprojeção em uma película, recebe o consumidor apresentando os produtos da loja em 3D. Na área da loja, o consumidor pode consultar uma mesa interativa, espécie de um tablet gigante de 40 polegadas com todas as informações sobre a loja, sobre os produtos que busca, assistir a vídeos, comparar produtos, além de dados da internet. Várias consultas podem ser feitas ao mesmo tempo, permitindo que mais de um cliente acesse o dispositivo simultaneamente.


Um totem interativo dotado de um espelho virtual, também é outra novidade. Nele o cliente pode visualizar sua imagem vestindo o produto escolhido em um catálogo eletrônico e compartilhar sua imagem nas redes sociais. Esse totem tem ainda jogos interativos que distraem o consumidor, um localizador de produtos (que apresenta um mapa com a localização física dos itens), bem como um catálogo eletrônico com as promoções que podem ser visualizadas de forma lúdica e virtual, por meio da tecnologia NUI (Natural User Interface) é acionado com o movimento das mãos, como se o cliente folheasse um catálogo.


Esse novo supermercado é equipado com gôndolas inteligentes que informam ao consumidor todas as características do produto retirado da prateleira, como preço, validade, fabricante etc. Há ainda uma solução desenvolvida especificamente para a área de vinhos, em que o consumidor, ao retirar uma garrafa da gôndola, tem acesso a todas as informações sobre a bebida, facilitando sua escolha. São soluções dotadas de tecnologia de identificação por rádiofrequência (RFID - do inglês radio-frequency identification) que, da mesma forma que as etiquetas eletrônicas, armazenam todas as informações do produto.


Além das etiquetas eletrônicas que informam os preços e todos os aspectos do produto, unificando as informações do estoque ao caixa, as gôndolas têm ainda displays digitais de sete polegadas com imagens de alta definição afixados nas prateleiras. Ao acionar o botão o cliente assiste a um filme com informações sobre o produto em exposição. O acionamento é contabilizado gerando ao supermercadista um dado que reflete o interesse do consumidor pela informação prestada.


E como distrair é um dos principais objetivos, um sensor de movimentos de última geração, que funciona a exemplo do "kinect" para jogos, fica disponível para o consumidor interagir com os produtos utilizando movimentos de seu próprio corpo.


O espaço ainda conta com projeção mapeada (recurso moderno para projeções em superfícies diferenciadas em 3D que podem ser usadas interna e externamente para eventos, por exemplo), além de TVs que também utilizam a tecnologia 3D sem o uso de óculos para destacar os produtos expostos.
Na saída do "Supermercado Interativo" o consumidor encontra novas facilidades proporcionadas pela tecnologia RFID. O registro de suas compras pode ser feito de uma única vez, passando o carrinho ou a cesta pelo check-out inteligente que rapidamente descreve os nomes dos produtos adquiridos e os valores correspondentes, sem a necessidade da leitura individual do código de barras.


Caso o usuário deseje, ele também pode optar por utilizar os self checkouts que estarão à disposição do consumidor, destacando a forte tendência do autosserviço.


O sistema de pagamento também ganhou novos recursos, com a NFC (Near Field Communication - Comunicação de Campo Próximo), uma tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dois dispositivos apenas pela aproximação entre eles. Não é necessário digitar senhas, clicar em botões ou realizar qualquer ação para estabelecer a conexão. Com essa tecnologia, o cliente, após passar seu carrinho e fechar sua conta, aproxima seu cartão para efetuar o pagamento rapidamente. O mesmo pode ser feito com o celular, caso o cartão esteja encapsulado no aparelho.


Afinado com as tendências de comportamento do consumidor, o setor entrou também na era da comunicação em nuvem. Através de um software colaborativo os supermercadistas podem disponibilizar suas informações para que os consumidores possam acessar os dados de diversas lojas de uma só vez de qualquer dispositivo móvel - celular, tablet, notebook. Com isso, pode comparar preço, características, e decidir pela melhor compra e realizá-la de onde quer que esteja.
Outro dispositivo em demonstração é a TV Commerce. Uma TV digital interativa em que o cliente utiliza o controle remoto para fazer suas compras. É uma alternativa interessante para consumidores que desejem fazer compras dos sofás de suas casas.


Nos bastidores, outras tecnologias aprimoram a gestão do negócio, reduzindo perdas e proporcionando por consequência benefícios ao consumidor final. Uma eficiente gestão de planogramas controla toda a operação da loja, que consiste em um software desenvolvido especificamente para identificar em tempo real os itens que necessitam reposição, o que está fora do lugar, garantindo a oferta dos produtos. Um dispositivo de leitura biométrica é usado para restringir o acesso às áreas internas da loja. Um cofre inteligente, totalmente blindado, tem capacidade para armazenar até 5.000 cédulas e é equipado com sistema que detecta e rejeita notas falsas. A conferência é feita de forma automática tornando-se desnecessário os processos de contabilização, validação e recontagem das cédulas. Essa tecnologia permite que o supermercadista tenha controle em tempo real, inclusive online, sobre a quantia depositada. A separação dos produtos também pode ser realizada por comando de voz, tornando os processos logísticos mais eficientes.


Outra solução importante para o varejista é a integração entre câmera de segurança e software de gerenciamento e análise, a Solução e Videoanálise. Essa tecnologia permite além do monitoramento para segurança (evitando furtos, desvios de estoque etc), a contagem de pessoas, detecção de itens esquecidos, monitorando dispersão de objetos deslocados e fora da gôndola de origem, carrinhos abandonados, alertas para gôndolas vazias, e clientes sem atendimento, além de cadeados eletrônicos interativos que permitem a diversão do cliente e a segurança dos produtos expostos.



Conheça as novidades das empresas expositoras


Bis Company
A novidade da Bis Company em parceria com a CABASnet é a solução Catálogo de Produtos, que mantém as informações dos produtos atualizadas e sincronizadas entre os varejistas e os fornecedores, facilitando as operações comerciais entre esses dois agentes. Feita de forma automatizada por meio de um processo ágil e padronizado mundialmente, aumenta a disponibilidade de seus produtos em gôndola. Com o Catálogo de Produtos, indústria e varejo acessam a mesma informação, sempre atualizada, tomando por base os dados logísticos fornecidos pela indústria, de preço e impostos e status do produto. Uma solução que permitirá o fim da duplicidade de sistemas e de trabalhos manuais de cadastramento, além da redução de erros e do tempo entre pedidos e notas fiscais, entre outros benefícios.



Ciss Informática
Apresenta a solução BI Business Intelligence. Trata-se de uma ferramenta fundamental para gerenciar a organização com tranquilidade, pois ajuda as empresas a tomar decisões inteligentes, mediante análises estratégicas e táticas, com informações exatas, claras e objetivas. Este recurso compreende todo o processo de análise dos dados, desde a coleta, organização, compartilhamento até o monitoramento das informações, oferecendo suporte a gestão e continuidade do negócio.



Consinco
A Consinco, empresa especializada em sistemas de gestão corporativa para empresas atacadistas, distribuidoras e varejistas, vai apresentar suas soluções ERP - um sistema formado por cinco módulos: comercial, financeiro, fiscal, contábil e patrimônio. Além desses, conta com outros módulos adicionais, como o WMS (logística), Cockpit PDV (gerenciador de frente de loja PDV), NF-e, software de frente de loja PDV e o B.I - Cockpit ERP, com sua nova versão para tablet. O ERP da Consinco está presente em 24 Estados do Brasil, tendo como clientes mais de 150 grupos empresariais, que totalizam 950 estabelecimentos, com mais de 12 mil usuários.



Cyclopes Tecnologia e Soluções
Empresa de tecnologia para automação do varejo, a Cyclopes atua com foco em soluções integradas de software e hardware para coleta de dados, passando por todas as áreas da loja - do estoque à frente do estabelecimento. Revenda de projetos da Honeywell Scanning&Mobility, uma divisão de mobilidade do grupo Honeywell, a Cyclopes levará à Exposição de Tecnologia coletores de dados e equipamentos de leitura de código de barras, com aplicativos para chão de loja e centros de distribuição. São coletores de dados com aplicações de inventários integrados com ERP, monitoramento de rupturas e estoques, pesquisas de preços, auditorias e demais aplicações que levam aos supermercadistas uma gestão operacional mais eficiente, com foco em prevenção de perdas e melhorias de processos de movimentação de mercadorias e atendimento a clientes. São soluções que beneficiam o supermercadista e ajudam na conferência de entrada e disponibilid ade de produtos nas gôndolas, agilidade no atendimento, qualidade de informações sobre mercadorias e data de validade, e a gestão de preços corretos aos consumidores.



Ecom Energia
A Ecom Energia atua nas áreas de comercialização de energia, consultoria em gestão e administração de contratos de energia e estruturação de ativos de geração. Para a Ecom, será uma grande oportunidade para apresentar seu portfólio de produtos e serviços para os líderes do setor supermercadista brasileiro. As soluções da empresa elevam o potencial de redução de custos de energia e maior transparência no gerenciamento do insumo energia elétrica.



Freeart Seral
Assegurar a qualidade dos produtos aliada à sustentabilidade é a proposta do lançamento da Freeart Seral. Trata-se do "Sistema de Refrigeração Sustentável ACOPLE", que consiste em um sistema de refrigeração acoplado ao expositor - esta combinação resulta na diminuição do custo de instalação por utilizar menos materiais (cobre e válvulas), além de contribuir com a sustentabilidade ao reduzir o consumo de energia e reduzir a quantidade de fluído refrigerante utilizada no sistema. A Ilha Lateral Fechada para Congelados com Sistema de Refrigeração Sustentável Acoplado fazem parte da Área de Inovação da Exposição de Tecnologia.



Grupo PC Sistemas
Preparada para atender ao setor varejista com a experiência de 26 anos de atuação neste mercado, a PC Sistemas consolida a sua oferta ao segmento com uma solução de gestão para o relacionamento com os clientes, o myCRM. A ABRAS 2012 é palco para a companhia apresentar o aplicativo e as suas funcionalidades, entre elas: possibilitar a identificação e acompanhamento de todas as transações e contatos dos clientes e o controle sobre os limites de crédito. O myCRM permite ao varejista conhecer o perfil de compras, hábitos de consumo e segmentação por valor de cada cliente, sinalizando à empresa o momento certo para tomar decisões que atendam às necessidades individuais do consumidor e fortalecer o relacionamento com os clientes. Entre os seus diferenciais, destaca-se a oferta de crédito sem custo e com geração de receita, possibilitando a migração de clientes que utilizam cartões de crédito privados para o uso do cartão do estabelecimento.
São soluções que podem ser operadas a partir de smartphones, tablets e notebooks.



Itim - Adding Retail Value
A Itim apresentará suas soluções nas áreas de Precificação, Negociações com Fornecedores & Bonificações, Gestão de Encartes e Informação de Gestão/BI para
Varejo. São soluções de otimização de processos que permitem aos varejistas aumentarem suas margens e vendas na ordem de 4% a 7%. Na área de precificação é possível obter uma melhor definição e aplicação automática da política de preços, bem como melhor execução de promoções; na área de negociações e bonificações, se consegue melhorias de margem e redução de custos; em gestão de encartes o objetivo é reduzir o tempo de elaboração dos materiais, de semanas para dias, e eliminar os erros de impressão. Finalmente a solução de DW/BI permite aos executivos terem uma melhor e mais rápida visão dos seus KPIS de negócio possibilitando assim a tomada de decisões estratégicas on time.
Ferramentas que permitem ao varejista garantir ao seu cliente o cumprimento de seu posicionamento de preço; melhor comunicação sem erros de marcação de preços; eventual redução de preços pela otimização das negociações e processos operacionais. Experimentadas por varejistas de referência do Brasil - Angeloni, Makro, Lojas Renner ou Lebes -, e da Europa - Eroski, Sabeco, Debenhams, Argos, entre outros.



Manthan Systems
Iniciando suas operações no Brasil, a indiana Manthan Systems oferece soluções de BI (Business Intelligence) configuradas e prontas para o varejo. São três produtos destinados a otimizar a gestão dos negócios. O ARC MA - BI, pré-configurado para gestão de mercadoria, que se conecta com qualquer ERP e trabalha com qualquer banco de dados padrão de mercado; o ARC CA - BI, destinado à gestão de clientes; o ARC FA - BI para gestão financeira que junta os objetivos financeiros e operacionais. Com o uso dessa solução, após quatro meses o varejista já consegue aferir o resultado. Além disso, a Manthan dispõe de uma plataforma de mobilidade com produtos para o IPAD, que permite aos gestores terem acesso às ferramentas mesmo quando estão andando pela loja. Uma facilidade que vai aumentar muito a produtividade de gerentes e diretores que tem funções de análise e operação.



MasterCard
A MasterCard vai apresentar soluções de Information Services para varejistas, que consistem na geração de informações que podem apoiar os supermercadistas nas suas decisões e com isso, gerar diversos benefícios para o seu negócio. As soluções são divididas de acordo com a necessidade: análise de tendências de mercado; inteligência competitiva; dinâmica de consumo por dia da semana e hora do dia; estratégia de expansão de loja, análise de lealdade de seus consumidores e aprimoramento de dados de clientes para refinar ações de marketing direto e/ou programas de fidelidade.



NeoGrid
A NeoGrid apresentará seu mais novo lançamento: o Portal NeoGrid. Trata-se de um serviço exclusivo, que visa integrar e entregar de maneira mais rápida e eficaz a gestão de toda a cadeia de suprimentos, unificando 20 soluções em um lugar só - desde a indústria até a prateleira da loja. O Portal NeoGrid fornece as ferramentas para ajudar as empresas a obter clareza e controle sobre a complexidade dentro da cadeia de suprimentos e agir imediatamente com apenas um clique. Essa facilidade permitirá ao supermercadista reduzir excessos de estoque, aumentar as vendas por intermédio da redução de rupturas, estreitar o relacionamento entre a indústria e o varejo e resultar em um aumento do mix e da disponibilidade de produtos.




Nielsen do Brasil
A Nielsen fará a demonstração do software my.spaceman o qual integra todas as ferramentas Nielsen no processo de Gerenciamento por Categorias. A integração desses aplicativos gera benefícios de negócios ao oferecer um único aplicativo para todos os processos de gerenciamento de espaço.
my.spaceman é uma solução modular e centralizada que pode ser customizada e se concentra em uma única base de dados. Traduzido para Português e + 15 idiomas diferentes facilitando seu uso. Armazena e executa a manutenção de informações gerais sobre seus produtos e lojas específicos, assim como dos dados sobre o planograma em um ambiente de bases de dados de fontes abertas, flexíveis e moduláveis; executa "Inclusões & Exclusões" de forma rápida e fácil, e efetua substituições de produtos em toda a sua biblioteca de planogramas e exibe imagens fotográficas dos produtos.
O varejista, ao realizar uma alteração no preço, dimensão, ou segmentação para um dado produto, a mesma é efetuada em todos os planogramas selecionados.




Onlight Iluminação
A Onlight, que comercializa produtos de iluminação, trará produtos de última geração com tecnologia de led. São equipamentos como luminárias, refletores, filtros e lentes que valorizam a exposição de diferentes produtos nas gôndolas da área de alimentação, como peixes, carnes, pães frutas e verduras, com melhor resultado visual e captura de carbono. É um produto ecologicamente correto que contribui ainda para a redução de consumo de energia elétrica. Por não emitir raios UV e IP, proporcionam melhor conservação dos alimentos, geram menos calor na área iluminada e maior conforto ao cliente.




Protege
A Protege levará um pacote completo de soluções em segurança para o mercado varejista. O destaque é a Solução em Videoanálise que, com a integração entre câmera de segurança e software de gerenciamento e análise, permite ao varejista a otimização de investimentos, pois além do monitoramento para segurança (evitando furtos, desvios de estoque etc) também pode ser utilizado como ferramenta para gestão efetiva de negócios. A Solução em Videoanálise possibilita a contagem de pessoas, detecção de itens esquecidos, monitorando dispersão de objetos deslocados e fora da gôndola de origem, carrinhos abandonados, alertas para gôndolas vazias, e clientes sem atendimento. Outra novidade que a Protege irá expor é o Cofre Inteligente. Totalmente blindado, tem capacidade para armazenar até 5.000 cédulas e está equipado com sistema que detecta e rejeita notas falsas. Quando o dinheiro é depositado no produto, fica automaticamente assegurado pela Protege. Essa tecnologia permite que o supermercadista tenha controle em tempo real, inclusive online, sobre a quantia depositada. Além disso, o sistema realiza de forma automática o procedimento de conferência das notas, tornando-se desnecessário os processos de contabilização, validação e recontagem das cédulas. A abertura do cofre se dá por meio de fechadura eletrônica com senha randômica, só acionada na presença da companhia. Essas tecnologias são demonstradas em seu estande.




RMS Software
Entre os produtos inovadores que a RMS levará à Exposição de Tecnologia, destaca-se a self check-out, nova para o mercado brasileiro, mas que já está presente na Europa e nos EUA. Os benefícios são principalmente para o cliente, que vivencia uma nova experiência de compra com mais agilidade e privacidade, e que ainda dispõe de outra forma de pagamento. Para o supermercadista é uma maior agilidade na sua loja, com uma possibilidade a mais de fidelizar seu cliente no momento em que, normalmente as lojas são mais penalizadas. No momento do check-out. A self check-out estará em operação na Área de Inovação.




RP Informática
Especializada em desenvolvimento de ferramentas de análise B.I. (Business Intelligence), a RP Informática traz soluções na área contábil e fiscal para gestão eficiente de supermercados. O Sistema ERP com Sped Contábil/Fiscal propõe integridade e agilidade na geração de arquivos digitais melhorando a eficiência de gestão das empresas.



RR Etiquetas

A RR Etiquetas vai apresentar seus principais produtos desenvolvidos para o segmento do varejo supermercadista, com destaque para as etiquetas eletrônicas de gôndolas. São pequenos demonstradores eletrônicos de preços dotados de um sistema que permite que os preços dos produtos sejam atualizados de forma automática, por radiofrequência. A exibição é feita em tempo real, com a garantia de que o preço indicado na tela da etiqueta eletrônica será o mesmo cobrado no check-out. As etiquetas eletrônicas também podem exibir informações alternadamente como: produtos em promoção ou em oferta, prazo da oferta, data de validade do lote, data da última alteração de preço, preço unitário e conjunto (dúzia ou caixa), entre outras. Além das etiquetas eletrônicas, a RR fabrica e comercializa etiquetas autoadesivas para balança, ideais para produtos como carnes, pães, frios; etiquetas e tags com tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência), que armazenam informações dos produtos, fazendo com que a cada produto retirado da prateleira, o controle de estoque seja alterado automaticamente, acionando também o Centro de Distribuição para reposição do produto; Etiquetas de segurança e rótulos de proteção, utilizadas para evitar furtos, em aplicações de EAS - Vigilância Eletrônica de Mercadorias. Tag híbrido RFID e segurança, que engloba a melhoria de controle proporcionada pela identificação por radiofrequência às vantagens de segurança proporcionadas por um alarme que é acionado no momento em que o produto passa pelo portal, se o tag não estiver desativado.




Seal Tecnologia
A Seal apresentará diversas inovações para o varejo na área de automação comercial, como etiquetas eletrônicas de gôndola, RFID, Personal Shopper, coletores de dados e impressoras de código de barras portáteis. Destaque para as tendências tecnológicas para o setor como: etiquetas eletrônicas, Picking by Voice e Personal Shopper. São soluções que melhoram a experiência de compra do consumidor e a gestão dos supermercadistas.
Com o Personal Shopper, o cliente faz as compras com um coletor de dados. Com isso, pode checar o valor total de sua compra sem passar pelo caixa. Para o varejista, o sistema reduz a margem de erros no varejo e permite a criação de listas de acordo com o perfil do consumidor e oferece sugestões de ofertas, receitas e dicas.


As etiquetas eletrônicas exibem preços, promoções e características técnicas dos produtos. Com atualização de até 1.000 etiquetas por minuto, por meio de raios infravermelhos de alta frequência, as etiquetas aumentam os níveis de serviços oferecidos pelo estabelecimento comercial e, com isso, estimulam a fidelização do cliente. O Picking by Voice, as etiquetas eletrônicas e o Personal Shopper estarão em demonstração na Área de inovação.



Sensormatic
A Sensormatic traz suas soluções específicas para o setor aperfeiçoando as operações de frente de caixa; controle de Acesso; vigilância eletrônica de mercadorias e circuito fechado de TV (CFTV). São tecnologias inovadoras que proporcionam aumento das vendas, melhoria da eficiência operacional e prevenção de perdas, aumentando assim a rentabilidade do varejista, ao mesmo tempo em que proporciona conforto e segurança ao consumidor. Entre as soluções apresentadas estão o Chekout Expert, o Leitor Biométrico/Facial; os Pedestais personalizados para vigilância de mercadorias; a mini central de monitoramento, entre outras em demonstração na Área de Inovação da Exposição de Tecnologia.



TOTVS
O by You - Rede Social Corporativa é a novidade que a TOTVS vai levar para a Exposição de Tecnologia. O by You possibilita ao supermercadista ter uma rede social própria, online e segura para que todos os seus funcionários, fornecedores e clientes fiéis estejam conectados em tempo real, podendo assim estabelecer melhor os processos de abastecimento e controle de estoque. Uma solução que reduz perdas em dinheiro com ruptura, estoques em excesso ou mix inadequado ao cliente. O by You será apresentado na Área de inovação.




UNIK
A UNIK estará presente na Exposição de Tecnologia apresentando uma solução para Cartão Private Label. Trata-se de uma plataforma completa de gestão e serviços destinada aos lojistas, que proporciona aumento de vendas e a possibilidade de formatação de um produto personalizado, podendo ainda agregar diversos serviços tais como: Pagamento de Contas, Recarga e Saque na Rede24Horas.
Através da nossa parceria com a INCOMM, os visitantes poderão conferir as novidades do segmento de Gift Card e em conjunto com a THOMAS GREG, conhecer uma alternativa de impressão instantânea e personalizada de Cartão Private Label.




Visual Mix
A Visual Mix oferece ao setor supermercadista o Sistema Controle Validade Pré-Pesados. Um sistema que bloqueia a venda dos produtos fora da data no ato da compra, ou seja, protege o cliente e o supermercadista de futuros danos judiciais, entre outros problemas decorrentes da venda de produtos vencidos.


Fonte: Portal Abras


Veja também

Tecnologias interativas para fidelizar o consumidor foram apresentadas na terceira palestra da Convenção Abras

  Um mundo de tecnologias para encantar, entreter, divertir e ainda reter clientes por ...

Veja mais
Jeffrey Pfeffer:“É preciso entender a relação entre pessoas e lucratividade”

Primeira palestra da 46ª Convenção Abras apresenta cases de sucesso nos negócios e os benef&ia...

Veja mais
Regiane Romanno mostra a funcionalidade das inovações tecnológicas a serviço do varejo na terceira palestra desta manhã

Regiane Romanno As principais tecnologias emergentes a serviço do varejo, como Assistentes de Compras Pess...

Veja mais
Cerimônia de abertura da 46ª Convenção Abras reuniu líderes, executivos do setor, representantes do governo e autoridades

MDS lançou o 1º Prêmio Empresa Parceira do Brasil sem Miséria "&Ea...

Veja mais
Design de mercado brasileiro ganha a Europa

Cada vez mais importante como atrativo ao consumidor no varejo brasileiro, o design das lojas tem sido um desafio no set...

Veja mais
Amy Africa mostra como influenciar a compra ao entender o cérebro

Amy Africa Por Margareth Meza   Amy Africa, que há mais de 15 anos estuda neuromarketing - campo ...

Veja mais
Convenção Abras: Jeffrey Pfeffer traz cases importantes de redes internacionais em sua palestra sobre gestão e capital humano

Jeffrey Pfeffer O professor de Comportamento Organizacional da Stanford Graduate School of Business, Jeffrey Pfef...

Veja mais
VI Encontro Internacional da Abras começa amanhã

Por Michele Suelen Tiaraju Pires fala do setor e economia para supermercadistas e fornecedores int...

Veja mais
Alas realiza workshop sobre construção e vendas

A ALAS – Associação Latino-Americana de Supermercados destacou a construção e tend&eci...

Veja mais