Primeira palestra da 46ª Convenção Abras apresenta cases de sucesso nos negócios e os benefícios da prática de gestão
O professor de Comportamento Organizacional da Stanford Graduate School of Business, Jeffrey Pfeffer, abriu hoje o ciclo de palestras da 46ª Convenção Abras com o tema "A importância das pessoas no varejo - Gestão do Capital Humano".
Jeffrey Pfeffer
Pela 7ª vez no Brasil, Pfeffer é considerado um dos maiores nomes em gestão de pessoas do mundo. Durante a palestra, o consultor internacional destacou os benefícios da utilização de práticas de gestão para impulsionar o crescimento e a rentabilidade nos negócios.
O palestrante apresentou cases de sucesso de importantes empresas entre elas a companhia aérea americana Southwest Airline, que soube aproveitar momentos de crise para investir em pessoal, e hoje é a empresa mais lucrativa dos EUA. Outro exemplo dado foi o da Whole Foods Market que registrou U$ 10 bilhões em vendas em 2011 e que atribui o sucesso a energia e inteligência coletiva de seus colaboradores, e a SAS Institute, que ampliou sua equipe em mais de 800 profissionais de atendimento ao cliente, e é atualmente a maior empresa de software privado do mundo, entre outras empresas.
Fez também comparações com a companhia americana Circuit City, que atuava no varejo, e no final de 2007 demitiu mais de três mil funcionários bons em vendas para contratar colaboradores por menor custo, o que auxiliou na falência da empresa em 2008.
Para Pfeffer para conquistar mudança de cultura e alcançar o sucesso é necessário colocar as pessoas em primeiro lugar. "Um número pequeno de empresas enxergam as pessoas como ativos da companhia quando comparamos com as organizações que as veem como um alto custo. Se a empresa quer que os funcionários sejam leais e comprometidos, a empresa deve ser leal e comprometida com o funcionário", destacou.
Segundo o palestrante, é possível aumentar as margens, expandir os lucros e criar um enorme valor econômico nos setores mais competitivos (empresas aéreas, varejo) mesmo em situações difíceis. "O fator chave é entender o relacionamento vital entre pessoas e lucros, e agir com base nesse insight", afirma.
Fonte: Portal Abras