Um mundo de tecnologias para encantar, entreter, divertir e ainda reter clientes por mais tempo dentro das lojas foi apresentado aos participantes da 46ª Convenção Abras pela idealizadora da primeira loja interativa da América Latina, Regiane Rommano.
Rejane reuniu as novidades tecnológicas de grandes eventos internacionais, como da NRF - National Retail Federation, da CeBit, Euroshop e a experiência de visitas a diversas Lojas Conceitos em todo o mundo, por exemplo, da Metro Group, da UniQlo. "Em todas as viagens sempre procuro dar uma olhada para ver o que há de novo no mercado e trazer para o varejo brasileiro. E uma coisa é certa, a mobilidade chegou para ficar. O consumidor quer tudo de bom, bonito, barato e de preferência agora. Além disso, ele é multi, está presente em todos os lugares e o supermercadista precisa estar em todos os lugares em que o consumidor estiver", destaca.
A palestrante citou ainda exemplos de como o comportamento do consumidor nas redes sociais influenciam nos negócios. "Hoje se o cliente tiver uma experiência ruim na sua loja ele não vai contar só para o amigo ou para o vizinho, ele vai colocar nas redes sociais, os amigos vão curtir e compartilhar", explicou.
Um dos cases apresentados é da UniQlo, que usa tecnologia de iluminação para despertar emoção do cliente. "As escadas da loja são coloridas e podem mudar de cor com apenas um clique, todo processo é feito por um tablet, essa simples mudança traz diversas experiências para o consumidor", contou Rejane.
A especialista destacou também o uso de diversas soluções tecnológicas para o varejo que podem ser usadas como ferramenta de marketing, de vendas, de pagamento móvel, de operação e gestão de lojas. "A Copa do Mundo está chegando. Hoje em dia muitas lojas já usam câmeras de reconhecimento de face em diversas partes do mundo e porque não usar em lojas? É uma ferramenta que você pode colocar na entrada da sua loja, se for um cliente cadastrado, assim que ele passar pela porta você já coloca uma saudação e apresenta as novidades da sua loja a ele".
Na palestra, Rejane falou também sobre as soluções controladoras de tráfego, que conseguem identificar o perfil do cliente que está dentro da sua loja - homem, mulher, faixa etária, e com isso, aplicar ações de marketing mais direcionadas.
Diversas novidades apresentadas pela palestrante podem ser conferidas na prática na Área Inovação, da 2ª edição da Exposição de Tecnologia, que ocorre simultaneamente à Convenção Abras. "São mais de 50 soluções a serviço do varejo de autosserviço", diz Rejane.
Fonte: Luciana Martins - Repórter Portal Abras