A ALAS – Associação Latino-Americana de Supermercados destacou a construção e tendências de lojas na primeira parte do seu workshop que está sendo realizado nesta terça-feira (18), em paralelo a 46ª Convenção Abras.
Antônio Carlos Ascar, da Ascar & Associados, falou de pontos importantes na construção e conceitos de lojas, e ressaltou a classificação dos formatos, entre eles: Utilidade, que foca a conveniência e fácil acesso, as chamadas lojas express; Trading Up, para quem quer excelente experiência de compra com muita atenção ao detalhe, Inovadores, que estão sempre inventando algo em termos de venda, entre outros formatos.
O arquiteto Waldeny Fiuza apresentou cases sobre a arquitetura de lojas, entre elas: Extra, Condor e Super Muffato, e falou sobre as novas tendências na construção. “O grande desafio atual é a verticalização para aproveitar melhor os pequenos espaços. Hoje não existem mais terrenos como há 10, 15 anos, no qual eram comuns espaços com 50 mil m². Os terrenos atualmente têm cerca de 7mil ² a 11 mil ², e isso exige todo um estudo detalhado da área, é preciso pensar em como adequar a estrutura, iluminação natural, sustentabilidade, entre outros fatores”, disse.
A segunda parte do evento, que acontecerá nesta tarde abordará o tema “Vendas: Como aumentar?”. O superintendente da Abras e diretor da Alas, Tiaraju Pires fará uma apresentação geral do assunto, na sequencia serão ministrados as palestras: “Tendências do mercado na América latina – economia, demografia, shopper, categorias, formatos”, pelo gerente-geral da Nilsen Brasil, Eduardo Ragasol, “Jornada do Shopper – como vender mais a partir das práticas de Shopper Marketing”, apresentada pela Master Business e economista da Connecet Shopper, Fátima Merlin.
Outros temas do evento como “Shopper Centric CatMan – estratégias e público-alvo, análise da categoria, papel da categoria, táticas para alavancar vendas”, “Supply Chain – gestão da cadeia de distribuição, gestão e controles dos estoques, gestão e controle de rupturas, execução no PDV de atividades promocionais, além da dinâmica e apresentação dos resultados, serão apresentados pelo diretor de Merchandising e Serviços da Nilsen Brasil, Daniel Sampietro.