Participam da cerimônia de lançamento o presidente da Abras, Sussumu Honda, o vice-presidente Marcio Milan, o superintendente Tiaraju Pires e o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, lança hoje, 12 de
setembro, projeto de criação da Semana Nacional de Carne Suína. A iniciativa - promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), conta com o apoio da Abras e do Ministério da Agricultura (Mapa) para incentivar o consumo de cortes suínos nos supermercados de todo o País. Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho lançará Semana
Nacional da Carne Suína. A iniciativa conta com apoio da Abras
"Espero que, com esse apoio e com o engajamento da indústria e dos supermercados nessa campanha de incentivo ao consumo da carne suína, possamos alavancar as vendas e movimentar o mercado", declara o ministro Mendes Ribeiro Filho.
A campanha será realizada em março de 2013 e pretende atingir supermercados de todo o País. "Vamos participar ativamente desta campanha. Nosso objetivo é divulgá-la, com o apoio do ministério e de nossos fornecedores, para os mais de 25 mil clientes que entram em nossas lojas todos os dias no País, mostrando a importância desta proteína animal", afirma Sussumu Honda, presidente da Abras. "Temos exemplos de outras campanhas que fazemos e, com sucesso, como a Semana do Peixe, sem dúvida, é muito bem-vinda a iniciativa da Semana da Carne Suína", afirma.
Mas as iniciativas do setor supermercadista não vão esperar 2013. Diversas redes já se movimentam. O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, está participando neste momento da Semana Nordestina da Carne Suína e promove a ação em 47 lojas com as bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Extra Super em Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador.
O objetivo do lançamento realizado pelo Ministério da Agricultura é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo
"O lançamento da Semana é uma conquista para o nosso setor, uma iniciativa que poderá trazer resultados representativos para o consumo da proteína. Nossa expectativa é conseguir, no futuro, inserir essa data no calendário dos brasileiros", indica o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Uma das metas é incluir a carne suína definitivamente na cesta de compras dos brasileiros e alcançar o consumo médio de 18 quilos per capita (hoje estimado em 15,1 kg) até o final de 2015. Para isso, a campanha pretende aprimorar a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitar profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis, de acordo com as características desejadas pelos consumidores atuais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Agricultura/Portal Abras