Durante o lançamento da Semana Nacional da Carne Suína a Abras assinou protocolo de intenções e de entendimento para cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo
O presidente da Abras, Sussumu Honda, assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Agricultura e com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) para incentivar o consumo de cortes suínos nos supermercados de todo o País. A iniciativa integra a Semana Nacional de Carne Suína lançada hoje (12) pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em Brasília. Presidente Sussumu Honda assina protocolo de intenções e de entendimento para cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de carne suína
Segundo Mendes Ribeiro, com o engajamento da indústria e dos supermercados nessa campanha de incentivo ao consumo da carne suína, será possível alavancar as vendas e movimentar o mercado. "É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura", afirmou. O objetivo é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para o produto no comércio.
A campanha será realizada em março de 2013 e pretende atingir supermercados de todo o País. "Vamos participar ativamente desta campanha. Nosso objetivo é divulgá-la, com o apoio do ministério e de nossos fornecedores, para os mais de 25 mil clientes que entram em nossas lojas todos os dias no País, mostrando a importância desta proteína animal", afirma Sussumu Honda, presidente da Abras. "Temos exemplos de outras campanhas que fazemos e, com sucesso, como a Semana do Peixe, sem dúvida, é muito bem-vinda a iniciativa da Semana da Carne Suína", afirma.
Mas as iniciativas do setor supermercadista não vão esperar 2013. Diversas redes já se movimentam. O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, está participando neste momento da Semana Nordestina da Carne Suína e promove a ação em 47 lojas com as bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Extra Super em Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o setor e é uma iniciativa que trará resultados representativos para o consumo de carne suína no Brasil. "O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha", frisou. "Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18kg per capita [atualmente, o consumo estimado é de15,1 kg] até o final de 2015", completou.
Participaram da cerimônia de lançamento o presidente da Abras, Sussumu Honda, o vice-presidente Marcio Milan, o superintendente Tiaraju Pires e o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Agricultura/Portal Abras