A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizou nesta quarta-feira (17), o café da manhã com o tema "Abras Finanças", voltado para profissionais da área financeira do setor supermercadista. "Temos que pensar no futuro das empresas hoje, porque as
perspectivas de crescimento em vendas são muito consistentes",
diz o superintendente da Abras, Tiaraju Pires
Durante a cerimônia de abertura o superintendente da Abras Tiaraju Pires, que representou o presidente da entidade, Sussumu Honda, falou da importância do evento para o setor. "Na área financeira temos duas preocupações: diminuir custos e despesas e aumentar a rentabilidade, e é para ampliar esse debate que abrimos este espaço. Temos de pensar no futuro das empresas hoje, porque as perspectivas de crescimento do setor em vendas são muito consistentes. Até agosto acumulamos um aumento de 5,57% nas vendas, reflexo do aumento do poder de compra do consumidor brasileiro", disse.
Cláudio Eduardo de Oliveira, diretor comercial da Cielo apresentou a palestra "Uma visão sobre o varejo no Brasil: inovação e diferenciação", e ressaltou a importância do varejo brasileiro e a necessidade de investimentos em produtos e serviços diferenciados para aumentar as vendas. Com base nos trabalhos da Cielo, ele destacou ainda a evolução do número e faturamento dos cartões (débito, crédito e cartões de rede e loja) no País, na qual em 2011, as credenciadoras capturaram 13,7% do PIB brasileiro, ou seja, R$ 567 bilhões. Somente a Cielo registrou 56,5% deste volume (R$ 320 bilhões).
O tema "Como as empresas do futuro financiam seu crescimento" foi discutido por José Dallari, sócio-diretor da Decisão Consultores e consultor de economia da Abras, que abordou as diversas linhas de crédito e financiamentos disponíveis pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele alertou ainda que é preciso atenção por parte dos empresários na hora de buscar por financiamentos. "É comum encontrarmos funcionários de instituições financeiras sem preparo na hora de repassar informações aos empresários, já recebi inclusive orientações erradas de um banco uma vez", disse.
Dallari destacou também a necessidade de inovações das empresas em um mundo globalizado e de grande velocidade de informações, e falou da importância de macroestratégias que busquem trabalhar todas as esferas da empresa de forma integrada. "É essencial a capacidade em absorver e gerenciar métodos de gestão eficientes e eficazes, entre eles estimular a criatividade poli-valência e flexibilidade, compartilhar e discutir resultados e valorizar o crescimento do ser humano, focando no cliente, para traduzir suas necessidades e expectativas em produtos e serviços", ressaltou Dallari.
Carlos Eduardo de Souza, diretor de relacionamento com o mercado da Engeval Engenharia de Avaliações finalizou o evento discutindo o tema "Investir no futuro exige conhecer o presente", e falou da importância do conhecimento real do patrimônio para melhorar o desempenho financeiro da empresa na contratação de seguros e outros produtos financeiros, alertando também sobre a falta de cuidados das companhias em relação à segurança. "As empresas deveriam se preocupar mais, é comum encontrarmos aparelhos de monitoramento e de segurança sem manutenção, isso pode prejudicar uma melhor ação para evitar roubos e furtos", disse Souza.
O Abras Finanças contou com o apoio do Banco Safra, Cielo, Metlife, Engeval Engenharia de Avaliação.
Fonte: Portal Abras