Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 5,57% em 2012

Leia em 2min 40s

As vendas reais do setor supermercadista em agosto de 2012 cresceram 3,91% em relação a agosto de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com julho deste ano, a alta foi de 1,71%. No acumulado dos oito primeiros meses, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,57% na comparação com igual período de 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 9,40% em agosto passado em relação a agosto de 2011 e de 2,12% sobre julho deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros oito meses de 2012, chega a 11,22%, na comparação ao mesmo período do ano passado.

 

“O resultado de vendas apurado em agosto reforça nossa estimativa de crescimento acumulado para o ano de 2012 na ordem de 5%. A queda do desemprego e o aumento da massa salarial, bem como a recuperação do setor industrial do País, indicam boas perspectivas para o restante do ano”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.
 

 

AbrasMercado apresenta crescimento de 0,96% em agosto 

Resultado foi impulsionado pela batata, tomate e pernil

 

Em agosto, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 0,96% em relação a julho deste ano. Já na comparação com agosto de 2011, o AbrasMercado apresentou crescimento de 6,80%, passando de R$ 302,32 para R$ 322,88.

 

Os produtos com as maiores altas em agosto, na comparação com julho, foram: batata, com 12,06%; tomate, com 10,24%; e pernil, com 6,31%. Já os produtos com as maiores quedas foram: feijão, com -5,25%; cebola, com -3,20%; e leite em pó integral, com -1,52%.

 

A região Norte apresentou a cesta mais cara do País, com R$ 365,15, seguida da região Sul apurada em R$ 349,60. A cesta mais barata é a da região Nordeste, R$ 274,33.

 

 

Índice de Volume

 

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, até agosto de 2012, pequena oscilação negativa de 0,1% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2011, quando a variação ficou em 2,6% (primeiros oito meses de 2011 sobre mesmo período de 2010). De modo geral, todas as cestas mantiveram-se estáveis, com pequenas variações positivas ou negativas. Apresentaram crescimento as cestas “bebidas não alcoólicas”, com 1,4%, seguida por “mercearia doce”, com 0,5% e “perecíveis”, com 0,3%. As cestas “outros” (que contém principalmente produtos de bazar), “higiene e beleza”, “mercearia salgada” e “bebidas alcoólicas”, tiveram queda de -5,3%, -1,1%, -0,6%, -0,3%, respectivamente.

 

Os produtos que apresentaram as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: bolo industrializado (24,8%); suco de frutas pronto para consumo (15,0%); vinho (9,9%); água mineral (9,3%); e whisky (7,3%). Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: inseticida (-11,3%); sabão em barra (-10,4%); pilha seca (-7,8%); açúcar (-7,7%); e farinha de trigo (-6,3%).

 

 

 


Veja também

Abras divulga principais indicadores do setor nesta quinta-feira

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, apresentará os princ...

Veja mais
MDS lança prêmio para empresas parceiras do Plano Brasil Sem Miséria

Certificar e reconhecer as empresas que comercializam produtos oriundos  de povos e comuni...

Veja mais
Fernando Yamada vai presidir a Abras

 ...

Veja mais
46ª Convenção Abras apresentou tendências nacionais e internacionais com renomados especialistas do varejo

Sussumu Honda:"O sucesso do nosso modelo de evento é apresentar tendências e estratégias para que os...

Veja mais
Exposição de Tecnologia mostrou as principais inovações para o varejo de autosserviço

"A Exposição cresceu muito em relação ao ano passado. Diversas empresas fornecedoras de tecn...

Veja mais
Convenção da Abras termina em saldo positivo

A 46ª Convenção Abras reuniu nos três últimos dias, em Atibaia (SP), importantes players...

Veja mais
Natal terá estoque reforçado para a classe C

Grandes players do setor supermercadista estão a todo vapor com os preparativos para atender a demanda do final d...

Veja mais
John Wells: é importante delegar poder e envolver a ‘linha de frente' da companhia

John Wells, professor de Prática de Gestão e Estratégia da Universidade de Harvard, nos Estados Uni...

Veja mais
Interatividade crescerá nos supermercados

A possibilidade de comprar em supermercado sem precisar pegar os produtos ou empurrar o carrinho pelo corredor em breve ...

Veja mais