"O nosso propósito foi falar um pouco do que está por vir, no ano que vem e nos próximos 20 anos. As perspectivas são boas, mas precisamos manter nossos negócios competitivos. Nós precisamos manter sempre um olhar local, atentando para as mudanças que estão acontecendo com o consumidor e com o mercado, especialmente com todos os segmentos do varejo. Mas também precisamos estar atentos às tendências internacionais, é por isso que a nossa Convenção reuniu palestrantes nacionais e internacionais de renome que falaram sobre a importância das pessoas, da gestão dos negócios, da tecnologia, entre outros temas abordados. O sucesso do nosso modelo de evento é apresentar tendências e estratégias para que os empresários do setor possam refletir na hora de planejar seus negócios", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, ao fazer o encerramento especial da 46ª Convenção Abras, na quinta-feira (20). Sussumu Honda:"O sucesso do nosso modelo de evento é apresentar tendências e estratégias para que os empresários possam refletir na hora de planejar seus negócios"
O evento reuniu durante três dias cerca de 700 líderes supermercadistas, proprietários e executivos das maiores e mais importantes empresas do setor, no Hotel Bourbon Resort&Spa, em Atibaia, São Paulo.
Além do ciclo de palestras que contou com renomados especialistas do varejo nacional e internacional foi realizada paralelamente o 6º Encontro Internacional de Negócios, a 2a Exposição de Tecnologia e o Workshop da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas).
Aconteceram ainda reuniões como a do Conselho Deliberativo da Abras; da Diretoria da Alas - Associação Latino-americana de Supermercados; e a Reunião Abras dos Secretários Executivos das Associações Estaduais.
Os executivos das redes e associações de negócios também se reuniram para analisar os resultados da 12ª Pesquisa de Redes e Associações de Negócios, realizada pela Abras em parceria com a Kantar WorldPanel.
O estudo mostra que o faturamento nominal em 2011, de cerca de 130 instituições de pequenos e médios supermercados, foi de 24,8 bilhões. O montante é 5,45% maior que o registrado no ano anterior, no entanto, na variação real houve pequena retração de 1,54% (quando deflacionado pela média anual do IPCA de 6,63%).A pesquisa completa está publicada na edição de setembro da Revista SuperHiper, publicação Abras.
Faça download das palestras da 46ª Convenção Abras
Jeffrey Pfeffer - A importância das pessoas no varejo - Gestão do Capital Humano
Amy Africa - neuromarketing e a influência no comportamento de compra