John Wells: é importante delegar poder e envolver a ‘linha de frente' da companhia

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John Wells, professor de Prática de Gestão e Estratégia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e autor do livro "QI Estratégico: Criando Empresas Inteligentes" abriu o segundo dia de palestras da 46ª Convenção Abras.
 
Em sua apresentação sobre o tema: "Por que as empresas bem-sucedidas falham?" destacou as falhas no varejo que podem levar uma empresa à falência, como a falta de uma gestão estratégica bem definida e falou da importância das mudanças estruturais e comportamentais no processo de melhorias das companhias.
 
"Aprender é doloroso, e aprender uma nova habilidade é doloroso e pode até ser constrangedor. Nossa sabedoria vai até o momento em que permitimos que nossos dados e raciocínios sejam questionados. O enigma do aprendizado é não perder a ciência do que sabemos e não perder a ciência do que não sabemos!", definiu Wells.

Para ele, as mudanças estratégicas são um "fardo" para a alta gerência de uma empresa. "Quanto mais de ‘cima para baixo', maior o fardo, por isso é importante delegar poder e envolver a ‘linha de frente' da companhia também no processo de reestruturação", destaca.
De acordo com  Wells, compreender as verdadeiras necessidades dos consumidores para satisfazê-los melhor é a única maneira de construir uma confiança e lealdade nos negócios.
Ele ressaltou ainda dois principais critérios para a contratação de um funcionário: experiência e compatibilidades. "Aqueles que têm ciência do que sabem, estão sempre buscando mais conhecimento. Precisamos de um propósito para trabalhar com mais dedicação e aceitação das diferentes mudanças", disse.
Entre os valores citados em sua palestra ele falou também da famosa frase "tal pai, tal filho" e chamou atenção para a importância de estar aberto a novos modelos de gestão. "Crianças nunca foram boas em ouvir os mais velhos, mas nunca deixam de imitá-los. Seja um modelo de referência, dê bons exemplos!", declarou.
Em sua apresentação citou ainda casos de empresas do varejo, entre elas Walmart, Wild Oats, Whole Foods, Gap, Zara, a companhia americana Circuit City, que faliu em 2008.

 
Fonte: Portal Abras


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