Certificar e reconhecer as empresas que comercializam produtos oriundos
de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. Esse é o objetivo do Prêmio Empresa Parceira do Plano Brasil Sem Miséria, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante a 46ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Durante a solenidade, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, chamou ao palco o diretor de Geração de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, para anunciar em conjunto a primeira edição do prêmio de reconhecimento às empresas parceiras do Plano Brasil Sem Miséria, por meio de ações de estímulo à aquisição de produtos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais.
"A ideia é reconhecer e divulgar a prática de empresas do setor do comércio varejista e atacadista voltadas para a aquisição desses produtos e incorporar o público do Brasil Sem Miséria como fornecedor de matéria-prima ou produtos acabados", destacou Maya. Além disso, o prêmio visa diversificar os produtos e manter o caráter regional, com identificação de origem, selo da agricultura familiar e que tenham diálogo com o consumidor em benefício de todas as famílias brasileiras.
Trabalho e renda - A Abras foi a primeira instituição privada a aderir ao Plano Brasil Sem Miséria, com objetivo de gerar trabalho e renda no campo, com a compra e a comercialização de produtos de agricultores familiares extremamente pobres que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de contratar participantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Segundo o presidente da Abras, Susumu Honda, a parceria com o Brasil Sem Miséria já se mostrou um sucesso. "Tivemos grandes redes e empresas regionais participando do processo de compra em diversas regiões. Isso é motivo de orgulho para nós." O anúncio do prêmio, assinalou ele, é importante porque a rede supermercadista tem a sua contribuição reconhecida pelo governo federal.
O MDS e o MDA, ressaltou Honda, estão de parabéns porque mudaram a forma de apresentar esses produtos para a venda ao consumidor. "O trabalho realizado pelos dois ministérios traz o produto em condições de ser exposto em nossas gôndolas. Isso ajuda muito, porque você tem um processo mais rápido de aquisição dessas mercadorias. A continuidade dessa parceria com certeza vai ocorrer, porque temos demanda, mas a gente precisa ter persistência."
A secretária Maya mencionou, durante a abertura da convenção, que a parceria com a Abras é da maior importância para a superação da miséria no Brasil. "Com esse acordo, já temos muitos resultados. Vários produtos estão nas prateleiras (dos supermercados)." Segundo ela, o acordo também objetiva proporcionar capacitação de mão de obra urbana e qualificar a gestão dos empreendimentos da agricultura familiar para colocar no mercado um produto cada vez melhor, com condições justas para ambos os lados, permitindo que todos ganhem.
Contatos com empresários - O governo federal montou um estande no evento da Abras para fazer contatos com os empresários. Durante a convenção, os participantes puderam buscar informações sobre como ter acesso aos produtos de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais e sobre políticas públicas, programas e instrumentos de fortalecimento e valorização desses públicos.
Com o espaço, o governo federal objetivou ampliar as relações com as 27 associações estaduais de supermercados e com os diretores das redes do setor.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MDS/Portal Abras