Com empresários supermercadistas de mais de 10 países e de várias partes do Brasil, evento gerou cerca de R$ 1,3 bilhão em negócios
A 26ª Superminas Food Show - Convenção e Feira Supermercadista e da Panificação -, realizada de 16 a 18 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, superou as expectativa dos organizadores - Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão). Com grande número de transações comerciais com expositores, especialmente do setor de equipamentos, a organização projeta geração de cerca de R$ 1,3 bilhão em negócios, incluindo o pós-feira.
A integração entre o setor de supermercados e o da panificação foi a grande novidade este ano. Só nas "Rodadas de Negócios" com empresários do exterior, muitas parcerias foram iniciadas ou concretizadas. Ao todo foram dez compradores internacionais que vieram negociar com empresários mineiros participantes da SuperMinas. Na parte de exposição, no espaço internacional, cinco países apresentaram seus produtos nos estantes: Argentina, Portugal, indonésia, México e China.
Público
A 26ª SuperMinas contou um público de 65 mil pessoas nos três dias de evento, dentre empresários e profissionais decisores de empresas vindos de todo o Brasil.
A maior presença, no entanto, foi de supermercadistas e de panificadores mineiros da capital, região metropolitana e de todo o interior do estado. Além de participantes que viajaram de forma isolada, e várias caravanas de empresários e colaboradores de cidades mineiras como Juiz de Fora, Três Corações, Guanhães, Governador Valadares, Nova Serrana, Uberaba, entre outras cidades.
Novidades
A SuperMinas foi marcada por um grande número de lançamentos de produtos e de equipamentos para apresentar ao público comprador. Entre vários outros lançamentos, a Vilma Alimentos, por exemplo, investiu R$ 1 milhão em novos produtos durante a feira.
Já a Algar Agro, dona da marca de óleos ABC, apresentou a embalagem do óleo de soja com linguagem em braile. A Prática Produtos apresentou ao público o Rototurbo, um forno para a produção de tipos diferentes de pães e de produtos de confeitaria, com baixo consumo de energia. Outra novidade da Prática foi o Ecofry Gourmet, o forno que frita sem óleo.
Nesta edição, a área de exposição da Feira ocupou 30 mil metros quadrados - capacidade máxima do Expominas - , na qual cerca de 450 expositores apresentaram produtos e serviços dos mais variados segmentos.
Convenção
A Convenção da 26ª SuperMinas, trouxe o tema "Conectado às novas tendências", e contou com uma programação que ofereceu aos supermercadistas palestras nacionais e internacionais, fóruns, reuniões sociais, workshops e visitas técnicas a supermercados e padarias de Minas Gerais. Cerca de 250 pessoas, participaram das programações e visitas, principalmente empresários, vindos de várias partes do país como Amapá, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio, São Paulo, Brasília, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros.
Outros eventos paralelos
Nos dias 17 e 18 de outubro ocorreu durante a SuperMinas a 62ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), com apoio do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão). No encontro foram abordados assuntos importantes para a panificação local e regional, além uma programação extensa com palestras motivacionais, clínicas tecnológicas e várias outras atrações.
Um grande momento da Convenção foi a premiação de seis padarias que passaram pela consultoria do Programa de Apoio à Panificação (Propan) e tiveram o melhor desempenho em 2012. São elas, padaria Vianney, de Belo Horizonte (MG); padaria Dona Bella Casa de Delícias, de Taubaté (SP); padaria Rivana de Piracicaba (SP); padaria Roque Schuh, de Vera Cruz (RS); Mercatto, de Natal (RN); e Pães e Broas, do Rio de Janeiro. A premiação valorizou ações e investimentos que as padarias fizeram no setor de gestão, administrativo-financeiro, marketing e vendas, entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMIS/Portal Abras