Feira do setor supermercadista atrai mais de 30 mil visitantes
Mais de 30 mil visitantes e R$ 40 milhões em negócios. A 15ª edição da SuperNorte repetiu o sucesso de anos anteriores e superou as expectativas da Associação Paraense de Supermercados (Aspas) e demais realizadores. Após três dias de programação no Hangar Centro de Convenções, a feira foi encerrada pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, que ressaltou a importância de se manter o programa de qualidade no atendimento nas lojas do Pará. Neste ano, o tema central - "O consumidor atual e o novo supermercado" - foi voltado para a clientela. "A evolução das lojas precisa estar em perfeita sintonia com o consumidor", afirmou Yamada.
Segundo o presidente da Aspas, os supermercados paraenses não perdem em nada para as redes nacionais. "O setor supermercadista do Estado está entre os dez maiores do Brasil. Entre as 50 principais redes nacionais de supermercados, seis são paraenses", comentou Yamada. Segundo ele, os cases de sucesso decorrentes das empresas paraenses são multiplicados em todo o País. "Vários projetos que deram certo em Belém foram implantados nas demais regiões. Isso comprova a força do setor supermercadista paraense no cenário nacional", completou. Já na avaliação do vice-presidente da Aspas, Jorge Portugal, a SuperNorte contribuiu para o aperfeiçoamento do setor no Pará. "É um novo tempo e não podemos perder o compasso", destacou.
A primeira palestra do último dia de programação, sobre o tema "O consumidor ‘mais por menos’ redefine o varejo", foi proferida por Fábio Beltrão, diretor da GS&MD, uma das maiores consultorias de varejo da América Latina . Beltrão definiu o consumidor ‘mais por menos’ como sendo o da nova classe C. "São consumidores que estão mais exigentes, que querem melhores produtos, alta qualidade e mais eficácia no atendimento", explicou. "Hoje estes clientes podem realizar sonhos que antes pareciam ser impossíveis, como eletrodomésticos, móveis e, principalmente, a casa reformada do jeito deles", assegurou.
O último palestrante de ontem foi Daniel Godri. Com bom humor, ele abordou o tema "O coração no poder: talento para superar obstáculos, agir e vencer". Dinâmico, Godri comparou alguns tipos de funcionários e convenceu o seu público a buscar ser "abelhas", no sentido de estar sempre motivados, em busca de jardins, e não de lixo. "Nascemos para sermos vencedores. O que nos falta é colocar isso na cabeça", argumentou. Uma das empresas que participaram da SuperNorte 2012 foi a Fly, que montou estande para divulgar seus produtos.
Veículo: O Liberal - PA