Produtos de tecnologia básica atraem consumidor emergente e geram oportunidades para as marcas, alerta GfK

Leia em 2min 30s

Estudo traz comparativos globais e revela o que influencia a decisão de compra

 

Os brasileiros seguem otimistas e dispostos a gastar. Aqueles que ascenderam à nova classe média compraram e querem mais. Valorizam praticidade e, por sua vez, entendem que tecnologia é o que traz esse conforto. Mas, como priorizam o melhor preço, não investem em inovações tecnológicas: procuram produtos de tecnologia básica e que sejam de marcas nas quais confiam. Um nicho que já despertou a atenção de muitas marcas, que investem em produtos de tecnologia de base. Esse panorama consta de um estudo realizado no país pela GfK - quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo - entre janeiro e agosto de 2012. Os resultados da auditoria em 84 categorias de produtos foram divulgados nesta semana.


"Um bom exemplo é o que leva o consumidor emergente a comprar um celular. O primeiro ponto que pesa na sua decisão de compra é o design moderno, logo seguido de recomendação. Ao mesmo tempo em que este consumidor decide pela estética atual, ele também busca a segurança da qualidade do produto que vai adquirir. E quando falamos de atributos mais importantes para essa nova classe média, a facilidade de uso é uma liderança neste segmento e em várias outras categorias. Portanto, tecnologia de base não necessariamente significa obsolescência ou saturação, pode significar, sim, oportunidade, tanto para as marcas quanto para os consumidores que nunca tiveram acesso a certos produtos e agora podem comprá-los", explica Gisela Pougy, Diretora de Negócios da GfK, que apresentou dados sobre a performance de produtos básicos no Brasil e no mundo.


Os refrigeradores de uma porta, por exemplo, representam 28% das vendas da categoria no Brasil contra 19% da média global. Já telefones com fio têm participação de 43% nas vendas aqui, contra 23% no resto do mundo. No segmento de vídeo, os aparelhos de DVD Player significam 87% do mercado brasileiro, sobrando pouco mais de 10% de espaço para o Blu-ray, enquanto em outros países o índice de participação nas vendas desse produto é de 76%. Celulares de dois ou mais chips - de diferentes operadoras para otimizar as ligações - saltaram de 13% para 39% na preferência do consumidor brasileiro entre 2011 e 2012, contra alta de 14% para 25% na média global.


"Observamos de uma forma geral que os modelos que estão na faixa mais barata estão com forte saída em função da oferta de marcas locais. Elas sabem trabalhar o produto a preço acessível e estão entrando no mercado premium oferecendo produtos ate 60% mais em conta que as marcas globais. Isso acaba provocando significativa erosão nos preços praticados por essas marcas estrangeiras", completa Gisela.


Para conhecer em detalhes o cenário da venda de eletroeletrônicos no país - dados por categorias de produtos, regiões e canais de vendas que se destacaram, além de mudanças nas preferências do consumidor -
clique aqui.


Fonte: Assessoria de Comunicação da GfK/Portal Abras


Veja também

Brasileiro reina na presidência em meio a capital estrangeiro

Diferentemente do que era esperado pelo mercado -que um executivo estrangeiro, indicado pelo controlador Casino, poderia...

Veja mais
Conheça a diretoria Abras eleita para o biênio 2013/2014

  Fernando Teruo Yamada PRESIDENTE: Fernando Teruo Yamada PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE:João Sa...

Veja mais
Imposto na nota fiscal - Dilma deve sancionar a lei

A exposição dos impostos nas notas fiscais no País, aprovada na terça-feira pela Câmar...

Veja mais
Abras participará do Grupo de Trabalho Sacolas Plásticas

Portaria da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que cria o GT já foi publicada no Diário Oficial...

Veja mais
Varejo deve ficar estável em setembro

O comércio brasileiro passa por um período de acomodação, após a intensa expans&atild...

Veja mais
Executivo Fernando Yamada assumirá a presidência da Abras por dois anos

Depois de seis anos no comando da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda deixar&aac...

Veja mais
Abras comemora Dia Nacional do Supermercado

Entidade apresentou a nova diretoria, concedeu comenda Ordem de Mérito dos Supermercados do Brasil, troféu...

Veja mais
Abras e indústria do vinho assinam acordo de cooperação no jantar do Dia Nacional do Supermercado

Representantes da Abras, Abrabe, A.B.B.A, Ibravin e Uvibra Secretário ...

Veja mais
Deputado Federal Guilherme Campos é agraciado com troféu supermercadista honorário

(Da esq. para dir.) Sussumu Honda, João Carlos de Oliveira, Guilherme Campos e Fernando Yamada O...

Veja mais