O dia a dia corrido e a busca por comodidade favorecem comércio nos bairros
O aumento da renda do consumidor, o dia a dia corrido e a busca por comodidade transformaram um filão em menina dos olhos das empresas do segmento: os mercados de bairro.
Se antes o mercadinho ao lado era de um microempresário, há alguns anos nomes de peso do ramo têm investido nesse modelo de negócio. O mais recente, em Campinas, é o Grupo Pão de Açúcar, que começou a instalar na cidade unidades do Minimercado Extra.
Hoje a empresa inaugura sua quarta loja nesse formato, na Avenida Anchieta, perto da Prefeitura Municipal. Os outros três foram abertos no Cambuí e Taquaral no ano passado, e a previsão do grupo é que mais quatro a cinco sejam inaugurados no município.
A bandeira nasceu a partir da reformulação da marca Extra Fácil. As unidades-pilotos foram lançadas em 2011 na Capital paulista. Depois que o formato se consolidou, a estratégia foi expandir para a região do Grande ABC e o Interior do Estado.
A diretora de Operações do Minimercado Extra, Rita Rebelo de Sousa, afirmou que o grupo terminou o ano passado com 106 lojas do tipo em funcionamento na rede. “O formato surgiu da transformação das lojas do Extra Fácil em São Paulo. No Minimercado Extra, foram agregados setores importantes como padaria e açougue. A empresa aumentou o volume de perecíveis à venda”, disse.
O presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Fernando Yamada, afirmou que existe uma diversidade de formatos hoje no setor. “Os supermercados de vizinhança ganham espaço em decorrência da preferência do consumidor em comprar nos estabelecimentos mais próximos de casa. O fato é muito comum em grandes centros urbanos, onde as pessoas precisam ganhar tempo, e onde há o problema da mobilidade”, comentou.
Veículo: Correio Popular - Campinas/SP