Mercados de bairro entram na mira dos grandes grupos

Leia em 1min 30s

O dia a dia corrido e a busca por comodidade favorecem comércio nos bairros


O aumento da renda do consumidor, o dia a dia corrido e a busca por comodidade transformaram um filão em menina dos olhos das empresas do segmento: os mercados de bairro.

Se antes o mercadinho ao lado era de um microempresário, há alguns anos nomes de peso do ramo têm investido nesse modelo de negócio. O mais recente, em Campinas, é o Grupo Pão de Açúcar, que começou a instalar na cidade unidades do Minimercado Extra.

Hoje a empresa inaugura sua quarta loja nesse formato, na Avenida Anchieta, perto da Prefeitura Municipal. Os outros três foram abertos no Cambuí e Taquaral no ano passado, e a previsão do grupo é que mais quatro a cinco sejam inaugurados no município.

A bandeira nasceu a partir da reformulação da marca Extra Fácil. As unidades-pilotos foram lançadas em 2011 na Capital paulista. Depois que o formato se consolidou, a estratégia foi expandir para a região do Grande ABC e o Interior do Estado.

A diretora de Operações do Minimercado Extra, Rita Rebelo de Sousa, afirmou que o grupo terminou o ano passado com 106 lojas do tipo em funcionamento na rede. “O formato surgiu da transformação das lojas do Extra Fácil em São Paulo. No Minimercado Extra, foram agregados setores importantes como padaria e açougue. A empresa aumentou o volume de perecíveis à venda”, disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Fernando Yamada, afirmou que existe uma diversidade de formatos hoje no setor. “Os supermercados de vizinhança ganham espaço em decorrência da preferência do consumidor em comprar nos estabelecimentos mais próximos de casa. O fato é muito comum em grandes centros urbanos, onde as pessoas precisam ganhar tempo, e onde há o problema da mobilidade”, comentou.



Veículo: Correio Popular - Campinas/SP


Veja também

Pesquisa Ranking Abras 2013 já começou

Participe da Pesquisa RANKING ABRAS 2013. O formulário on-line pode ser preenchido pelos supermercadistas de todo...

Veja mais
ABRAS, GS1, ABAD levam grupo de empresários e executivos para NRF 2013 nos Estados Unidos

Evento traz apresentações inovadoras de grandes experts mundiais e mostra as principais tendências d...

Veja mais
Paraense assume Abras e terá desafios

...

Veja mais
Comercialização nos supermercados sobe 6,45% em novembro

As vendas nos supermercados aumentaram 6,45% em novembro em todo o País, na comparação com igual pe...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam alta de 5,29%

      As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 5,29% até novembro,...

Veja mais
Nova diretoria da Associação Paraense de Supermercados (Aspas) toma posse em Belém

  Fernando Yamada, ex-presidente da Aspas e presidente eleito da Abras para a gestão 2013/2014, e Sussumu H...

Veja mais
Supermercados de SP devem faturar mais

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê que as vendas em faturamento dos supermercados p...

Veja mais
Abras apresenta proposta para desoneração de produtos da Cesta Básica Nacional

O presidente da Abras, Sussumu Honda, apresentou a proposta da entidade para ampliação da desoneraç...

Veja mais
Abras participa de reunião do Grupo de Trabalho sobre Cesta Básica Nacional

O presidente da Abras, Sussumu Honda, apresentará as demandas do setor supermercadista em reunião do Grupo...

Veja mais