Vendas dos supermercados acumulam alta de 5,29%

Leia em 2min

  Condorcajuru
   
As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 5,29% até novembro, em comparação ao mesmo período de 2011 e confirmam a tendência de crescimento do setor para 2012, de cerca de 5%.

 

Em novembro, por exemplo, as vendas cresceram 6,45%, em relação ao mesmo mês de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. Em comparação com outubro deste ano, o crescimento foi de 1,52%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

"Apesar do grande número de feriados em novembro, as vendas dos supermercados não foram afetadas. Com isso, as vendas continuaram no mesmo patamar que vinham apresentando no decorrer do ano, com uma pequena elevação de 0,11 pontos percentuais no resultado acumulado do ano. A manutenção do baixo nível de desemprego e a renda em alta fizeram com que as vendas fossem 6,45% superiores, em valores reais, ao mês de novembro de 2011" afirmou o presidente da Abras Sussumu Honda.

 


AbrasMercado apresentou alta de 8,05%

 

Farinha de mandioca, queijo mussarela e queijo prato foram os produtos que apresentaram maior alta


Em novembro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK e pelo departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou alta de 8,05% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Já na comparação a outubro de 2012, o AbrasMercado apresentou crescimento de 0,66%, passando de R$ 334,64 para R$ 336,86.

 

Os produtos com as maiores altas em novembro, na comparação com outubro, foram: farinha de mandioca, com 12,92%; queijo mussarela, com 4,53%; e queijo prato, com 3,50%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: tomate, com -16,48%; cebola, com -11,32%; e batata, com -6,40%.

 

A região Norte apresentou a cesta mais cara de produtos, com R$ 379,84, uma variação de 2,73% em relação a outubro. A cesta mais barata foi a da região Nordeste que apresentou custo de R$ 287,50, 0,51% mais barato que o mês passado.

 


Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Portal Abras


Veja também

Nova diretoria da Associação Paraense de Supermercados (Aspas) toma posse em Belém

  Fernando Yamada, ex-presidente da Aspas e presidente eleito da Abras para a gestão 2013/2014, e Sussumu H...

Veja mais
Supermercados de SP devem faturar mais

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê que as vendas em faturamento dos supermercados p...

Veja mais
Abras apresenta proposta para desoneração de produtos da Cesta Básica Nacional

O presidente da Abras, Sussumu Honda, apresentou a proposta da entidade para ampliação da desoneraç...

Veja mais
Abras participa de reunião do Grupo de Trabalho sobre Cesta Básica Nacional

O presidente da Abras, Sussumu Honda, apresentará as demandas do setor supermercadista em reunião do Grupo...

Veja mais
Simbracs fortalece discussões sobre comércio, logística e serviços no Brasil

  O 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para o Comércio e Serviço...

Veja mais
Redes médias do varejo fazem frente ao avanços de líderes

As redes supermercadistas de médio porte regionais começam a se organizar em busca de sobreviver à ...

Veja mais
"Atacarejo" manterá vendas estáveis no setor

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda reiterou a projeç&ati...

Veja mais
Consumidor compra mais no "atacarejo"

O volume de itens vendidos pelos supermercados brasileiros teve um ligeiro recuo de 0,2% no acumulado de janeiro a outub...

Veja mais
Índice de Volume: categoria de 1 a 4 check-outs teve melhor performance com crescimento de 1,9%

  Índice de Volume registra baixa de -0,2% nos últimos 10 meses  Categoria de 1 a 4 check-outs...

Veja mais