Consumidor compra mais no "atacarejo"

Leia em 1min 10s

O volume de itens vendidos pelos supermercados brasileiros teve um ligeiro recuo de 0,2% no acumulado de janeiro a outubro, de acordo com o Índice Nacional de Volume, medido pela consultoria Nielsen em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). A estimativa é que no ano todo esse indicador fique estável em relação ao ano passado. Já para as vendas reais em valor, a projeção é de um crescimento de 5% até dezembro.

A retração no volume, segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, deve-se à migração do brasileiro para lojas modelo "atacarejo", originalmente de atacado, mas que também atendem o consumidor final, como Atacadão, Assaí e Maxxi, por exemplo. A medição das vendas feita pela Nielsen não considera esse tipo de formato.

Sussumu diz que nos últimos anos o consumidor passou a adquirir produtos mais baratos, como os da cesta básica, nessas lojas - um movimento que se intensificou em 2012. Com isso, a venda desses itens nos supermercados caiu. O açúcar registrou recuo de 9,1% de janeiro a outubro, enquanto o arroz teve queda de 3,6% e o sabão em barra, de 10,2%.

Ao mesmo tempo em que prefere comprar produtos básicos em locais onde o apelo é o preço menor, o brasileiro sofistica o consumo de outros itens - incluindo, por exemplo, mais iogurtes e sucos prontos em seu carrinho no supermercado.

Apenas no mês de outubro, as vendas reais do setor supermercadista cresceram 2,2%, em relação a setembro e 2,38% sobre igual período de 2011.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

"Atacarejo" manterá vendas estáveis no setor

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda reiterou a projeç&ati...

Veja mais
Índice de Volume: categoria de 1 a 4 check-outs teve melhor performance com crescimento de 1,9%

  Índice de Volume registra baixa de -0,2% nos últimos 10 meses  Categoria de 1 a 4 check-outs...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 5,18% de janeiro a outubro

Sussumu Honda, presidente da Abras. "O crescimento da massa de rendimentos contribuiu para o desempenho do consumo e dev...

Veja mais
Abras realiza coletiva de imprensa na próxima terça-feira

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, apresentará os princ...

Veja mais
Produtos de tecnologia básica atraem consumidor emergente e geram oportunidades para as marcas, alerta GfK

Estudo traz comparativos globais e revela o que influencia a decisão de compra   Os brasileiros seguem ot...

Veja mais
Brasileiro reina na presidência em meio a capital estrangeiro

Diferentemente do que era esperado pelo mercado -que um executivo estrangeiro, indicado pelo controlador Casino, poderia...

Veja mais
Conheça a diretoria Abras eleita para o biênio 2013/2014

  Fernando Teruo Yamada PRESIDENTE: Fernando Teruo Yamada PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE:João Sa...

Veja mais
Imposto na nota fiscal - Dilma deve sancionar a lei

A exposição dos impostos nas notas fiscais no País, aprovada na terça-feira pela Câmar...

Veja mais
Abras participará do Grupo de Trabalho Sacolas Plásticas

Portaria da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que cria o GT já foi publicada no Diário Oficial...

Veja mais