Índice de Volume registra baixa de -0,2% nos últimos 10 meses
Categoria de 1 a 4 check-outs foi a que teve melhor performance com crescimento de 1,9%
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou ligeira oscilação negativa no período de janeiro a outubro de 2012, de -0,2% em comparação ao mesmo período de 2011, quando a variação ficou em 2% (sobre mesmo período de 2010).
Com exceção da cesta de bebidas não alcoólicas, que teve crescimento de 1,5%, limpeza caseira com 0,1% e bebidas alcoólicas que não apresentou variação (0,0%), todas as outras cestas apresentaram pequena redução no volume de vendas em relação a 2011 - mercearia doce, com -0,1%; perecíveis, com -0,4%; mercearia salgada, com -0,6%; higiene e beleza, com -1,4% e a cesta "outros" que contém principalmente produtos de bazar, com -2,9%.
A categoria de 1 a 4 check-outs foi a que teve melhor performance com crescimento de 1,9%, seguida pela de 10 a 19 check-outs com 1,1%. A categoria de lojas com 5 a 9 check-outs apresentou a maior retração no volume de vendas, de -3,1% em relação a 2011, seguida pela de 20 ou mais check-outs com -1,3%.
Bolo industrializado foi a categoria que apresentou maior crescimento em 2012, com 23,1%. Em seguida, as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: suco de frutas pronto para consumo (15,2%); água mineral (11,8%); whisky (7,8%); vinho (6,0%); leite com sabor (5,4%); amaciante de roupa (5,1%); iogurte (4,0%); chocolate (3,9%); salgadinho para aperitivos (3,6%). Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: sabão em barra (-10,2%); inseticida (-9,6%); açúcar (-9,1%); carnes congeladas (-4,5%); papel higiênico (-4,2%); leite condensado (-4,1%); arroz (-3,6%); fralda descartável e creme dental (-3,5%) e margarina (-3,0%).
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Portal Abras
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