"Atacarejo" manterá vendas estáveis no setor

Leia em 2min 30s

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda reiterou a projeção de crescimento de 5% no faturamento dos estabelecimentos em 2012, em relação a 2011. Entretanto, não arrisca um percentual de comportamento do volume comercializado na mesma base de comparação.

"Os resultados das vendas em faturamento no mês de outubro nos mostram que estamos consolidando a nossa projeção de encerrar o ano com um incremento de 5%. O aumento de renda da população impulsiona o avanço do indicador", disse Sussumu Honda, ontem. Até outubro, as vendas reais, deflacionadas pelo IPCA, dos supermercados cresceram 5,18% ante o dez primeiros meses de 2011.

"Já para o volume acredito que haverá uma certa estabilidade ante o ano passado. Primeiro, porque tem muito consumidor comprando no atacarejo e o preço, que está em trajetória de alta, é um fator negativo, regula também as vendas", completou. As vendas em volume nos supermercados, conforme o Índice Nacional de Volume, pesquisado pelo instituto Nielsen para a Abras, apresentaram leve queda, de 0,2%, até outubro ante o mesmo período de 2011. Nos dez primeiros meses de 2011 o volume cresceu 2% sobre o mesmo intervalo de 2010. No ano fechado de 2011, houve aumento de 1,8%.

Para o diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Olegário Araújo, além do avanço do atacarejo, há também a qualificação do consumo, que pode influenciar na estabilidade das vendas para o ano em volume. "O consumidor, com uma renda mais alta, está aprimorando seu consumo e acaba comprando itens mais caros e deixando de comprar outros mais baratos, ou seja, maior preço e menos volume", ressaltou.

Segundo ele, em 2013 o comportamento das vendas em volume será parecido com o deste ano. "Não voltaremos mais a crescer volume nos supermercados no patamar histórico de 5%, 6%", disse Araújo

Outubro - Na análise do acumulado do ano até outubro, entre os portes dos estabelecimentos, o pequeno varejo ou as lojas de vizinhança continuam liderando as vendas em volume dos supermercados. Esses estabelecimentos, que possuem de um a quatro caixas (check-outs), registraram crescimento de 1,9% no volume de vendas comparado aos dez primeiros meses de 2011. Já a categoria de lojas de cinco a nove caixas apresentaram queda de 3,1%, enquanto as de 20 caixa ou mais, recuo de 1,3%. As lojas com dez a 19 caixas tiveram alta de 1,1% no volume de vendas.

Entre os itens vendidos nos supermercados, bolo industrializado foi a categoria que apresentou maior crescimento em 2012, com 23,1%. Em seguida, as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: suco de frutas pronto para consumo (15,2%); água mineral (11,8%); uísque (7,8%); vinho (6,0%); leite com sabor (5,4%); amaciante de roupa (5,1%); iogurte (4,0%); chocolate (3,9%); salgadinho para aperitivos (3,6%).

Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: sabão em barra (-10,2%); inseticida (-9,6%); açúcar (-9,1%); carnes congeladas (-4,5%); papel higiênico (-4,2%); leite condensado (-4,1%); arroz (-3,6%); fralda descartável e creme dental (-3,5%) e margarina (-3,0%). (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Redes médias do varejo fazem frente ao avanços de líderes

As redes supermercadistas de médio porte regionais começam a se organizar em busca de sobreviver à ...

Veja mais
Consumidor compra mais no "atacarejo"

O volume de itens vendidos pelos supermercados brasileiros teve um ligeiro recuo de 0,2% no acumulado de janeiro a outub...

Veja mais
Índice de Volume: categoria de 1 a 4 check-outs teve melhor performance com crescimento de 1,9%

  Índice de Volume registra baixa de -0,2% nos últimos 10 meses  Categoria de 1 a 4 check-outs...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 5,18% de janeiro a outubro

Sussumu Honda, presidente da Abras. "O crescimento da massa de rendimentos contribuiu para o desempenho do consumo e dev...

Veja mais
Abras realiza coletiva de imprensa na próxima terça-feira

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, apresentará os princ...

Veja mais
Produtos de tecnologia básica atraem consumidor emergente e geram oportunidades para as marcas, alerta GfK

Estudo traz comparativos globais e revela o que influencia a decisão de compra   Os brasileiros seguem ot...

Veja mais
Brasileiro reina na presidência em meio a capital estrangeiro

Diferentemente do que era esperado pelo mercado -que um executivo estrangeiro, indicado pelo controlador Casino, poderia...

Veja mais
Conheça a diretoria Abras eleita para o biênio 2013/2014

  Fernando Teruo Yamada PRESIDENTE: Fernando Teruo Yamada PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE:João Sa...

Veja mais
Imposto na nota fiscal - Dilma deve sancionar a lei

A exposição dos impostos nas notas fiscais no País, aprovada na terça-feira pela Câmar...

Veja mais