Setor supermercadista registrou, no Brasil, alta de 5,37% nas vendas em dezembro de 2012 quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Dinheiro extra e oferta de crédito explicam aumento nas vendas de dezembro
Setor supermercadista registrou, no Brasil, alta de 5,37% nas vendas em dezembro de 2012 quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em Mato Grosso, empresários também perceberam o aumento no consumo, motivado principalmente pelas comemorações de Natal e Réveillon.
Fator primordial na expansão das vendas, conforme o próprio setor, é a maior circulação de dinheiro, resultado do 13º e em alguns casos até 14º salário que já é realidade em algumas empresas mato-grossenses que estipulam metas, e quando elas sãos atingidas compensam os funcionários com a bonificação.
Supervisor-geral da rede de supermercados Compre Mais, Derli Locatelli comenta que as 10 lojas da empresa registram aumento nas vendas em dezembro. “Não tenho um levantamento detalhado para falar em percentual, mas foi um bom crescimento”, diz enfatizando que a maior presença do consumidor no mercado foi observada bem nas vésperas das festas de fim de ano. “O pagamento do 13º e até 14º em algumas empresas contribui com mais dinheiro circulando e isso é essencial para nós do setor de supermercados”, complementa. De acordo com ele, o aumento foi registrado nas 4 lojas de Várzea Grande e também nas 6 instaladas na Capital.
Diretor da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat) e delegado junto à Abras, Altevir Magalhães, lembra que dezembro é tradicionalmente um mês bom para o comércio. Porém, destaca que no segmento dos supermercadistas não é tão forte quanto outras áreas do varejo. Sobre os índices de crescimento divulgados pela Abras e já deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, ele diz que é positivo para o setor e cita outros fatores benéficos.
Diz que nessa época tem mais gente empregada, tem o ganho real do salário mínimo e as correções salariais acima da inflação, além de uma maior oferta de crédito vivenciada em todo país. “Esses 4 fatores são determinantes para o crescimento. E atualmente o cartão de crédito tem sido cada vez mais usado para fazer as compras do mês, o que aumenta ainda mais o consumo nos supermercados”.
No cenário nacional, quando comparado com novembro de 2012, o indicador apresentou elevação de 28,71%. De janeiro a dezembro do ano passado, as vendas dos supermercados nacionais subiram 5,30% ante 2011. A alta ficou alinhada com a projeção da Abras, que era de incremento de 5%. Em valores nominais, o índice de vendas da entidade apresentou crescimento de 11,03% em 2012 sobre 2011. Na comparação entre dezembro passado com igual mês de 2011, a alta foi de 11,59%. Em Mato Grosso, a Asmat não informou o desempenho detalhado.
Veículo: A Gazeta - MT