O novo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, disse ontem que supermercados de pequeno porte foram os que apresentaram maior taxa de crescimento em 2012 na comparação com o ano anterior. De acordo com levantamento da Nielsen a pedido da entidade, os estabelecimentos com 1 a 4 check-outs (caixa) e os de 10 a 19 check-outs foram os que apresentaram melhor desempenho, 1,2% e 0,8%, respectivamente. Em contrapartida, os supermercados com 5 a 9 check-outs apresentaram queda 3,0%, seguido pelas lojas de mais de 20 check-outs, que tiveram baixa de 1,7%.
Olegário Araujo, responsável pela pesquisa na Nielsen, observa que a mudança de hábito dos consumidores contribuiu para o movimento. "As pessoas estão preferindo comer fora de casa, em função da praticidade e do aumento da renda. Desse modo, quando necessitam realizar compras são pequenas quantidades e preferencialmente próximo da residência", disse.
De acordo com o Índice Nacional de Volume, o autosserviço brasileiro apresentou queda de 0,6% nas vendas em volume no ano passado em relação ao mesmo período do ano anterior (quando a variação ficou em 1,7% em relação a 2010). A cesta de outros, que contém principalmente produtos de bazar, desponta como a principal responsável pela queda do consumo (-5,3%), seguida pela cesta de higiene (-1,6%). A cesta de perecíveis cedeu 1,2%; bebidas alcoólicas e mercearia doce, ambas tiveram redução de 0,8%, mercearia salgada caiu 0,7%.
Veículo: Tribuna do Norte - RN