Vendas em supermercados mantêm expansão

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Nesta Páscoa, consumidores encontrarão nas prateleiras dos estabelecimentos preços mais altos.

São Paulo - As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 1,82% em janeiro em relação a igual mês de 2012, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com dezembro de 2012, o indicador apresentou queda de 22,08%.

Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 8,14% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a dezembro houve queda de 21,41%. "O desempenho das vendas em janeiro foi positivo para o setor e reforça nossa estimativa inicial de crescimento em torno de 3,5% em 2013", afirmou o presidente da Abras, Fernando Yamada, em nota

As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 7,1% em comparação com a mesma data do ano passado.

Segundo o levantamento, 59,7% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 5,6% estimam faturamento semelhante a 2012. A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, ficando somente atrás do Natal.

De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: refrigerante (8%), peixes em geral (7,3%), ovos de Páscoa (6,5%), chocolates em geral (6%) e cervejas (5,9%).

Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2012. Os maiores reajustes foram em cervejas (8%), refrigerantes (7,8%), ovos de Páscoa (7,6%), peixes em geral (6,3%) e vinhos nacionais (5%).


Cesta - A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Abras, apresentou alta de 2,08% em janeiro em relação a dezembro de 2012. Na comparação com o mesmo mês de 2012, o indicador teve alta de 10,10% passando de R$ 316,88 para R$ 348,90.

Os produtos com as maiores altas em janeiro na comparação com dezembro foram batata (18,07%); cebola (18%), tomate (%16,67) e feijão (4,75%). Já entre maiores quedas estão carne dianteiro (-1,84%); queijo prato (-1,13%); queijo mussarela (-0,96%) e água sanitária (-0,81%). (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


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