As vendas nos supermercados do país tiveram alta de 9,65% em março, na comparação com o mesmo mês de 2012, segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado ontem pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Em relação a fevereiro deste ano, as vendas no setor cresceram 19,26%.
De acordo com Flávio Tayra, gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, o aumento das vendas foi influenciado pela Páscoa. “Em março [deste ano], as vendas ficaram concentradas em um mês, enquanto em 2012 ficaram diluídas em dois, já que a Páscoa caiu na primeira semana de abril. Isso significa que em abril deste ano as vendas devem cair, mas essa queda não deve ser acentuada”, disse.
O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, prevê um crescimento anual de 3,5% para o setor supermercadista, semelhante à alta acumulada durante este ano, de 3,53%. “Essa projeção é consistente e factível”, declarou. Já o indicativo de desempenho da cesta com os 35 produtos de largo consumo, o Abrasmercado, teve queda de 0,45% em março, na comparação com fevereiro. O valor médio passou de R$ 356,75 para R$ 355,16. No acumulado do ano, o Abrasmercado apresentou alta de 3,91%.
Veículo: Jornal Todo Dia - Americana/SP