O primeiro vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo Netto, concedeu entrevista nesta segunda-feira (10) ao programa CBN Brasil - Rádio CBN - para falar sobre a especificação dos impostos na Nota Fiscal. Na entrevista ao jornalista Carlos Alberto Sardenberg, ressaltou que o setor aguarda a regulamentação da Lei 12.741, que entrou em vigor hoje e obriga a discriminação dos impostos na nota fiscal dos produtos.
"O setor de supermercados, representado pela ABRAS, é totalmente a favor da aplicação da lei. Ficamos muito felizes em saber que este pleito foi atendido, porque setor vem há muito tempo lutando pela transparência dos impostos nos preços dos produtos que comercializa", explicou Sanzovo.
A ABRAS, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), e outras entidades do comércio criaram grupos de trabalho para analisar o processo de implementação da lei, e realizaram reuniões com órgãos do governo, dentre eles, o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e o Ministério da Fazenda e audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação da Lei.
"O diálogo foi bastante intenso nesse período, desde a sanção da lei pela presidente Dilma, porque ficaram dúvidas no texto da lei, e estas estão sendo sanadas e estamos aguardando a publicação de uma medida provisória, acompanhada de um decreto, que a deixaria mais clara, como o setor deve implantar essa modernização, essa transparência. Medida esta que vai com certeza, fazer com que os brasileiros passem a ter uma informação exata para avaliar o quanto de impostos paga, e com isto, criar mais cidadania, mais interesse de como os impostos são aplicados nos serviços prestados pelos governos", explicou o vice-presidente.
Fonte: Redação Portal ABRAS