Da esq p/ dir. Atanazio dos Santos Netto, presidente da ACATS; Caio Rocha, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa; Raimundo Colombo, Governador de Santa Catarina e Fernando Yamada, presidente da ABRAS
Com objetivo de dissiminar e fortalecer as Boas Práticas Agrícolas (BPA) e a Produção Integrada Agropecuária (PI) nas cadeias produtivas de alimentos, a ABRAS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) firmaram Termo de Cooperação Técnica.
O acordo prevê a implementação de atividades conjuntas voltadas ao fortalecimento das Boas Práticas Agrícolas (BPA) da cadeia de alimentos, com vistas ao apoio, ao monitoramento do uso de agrotóxicos (entre produtores rurais, distribuidores de frutas e hortaliças, fabricantes de agrotóxicos e seus distribuidores), com base nas diretrizes do programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos - RAMA, implementado e gerenciado pela ABRAS.
Representando o ministro Antônio Andrade, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa), Caio Rocha, explicou que o acordo possibilitará a orientação, capacitação e divulgação de novas tecnologias aos agentes envolvidos com manipulação, fiscalização e produção de alimentos, utilizando os conceitos de BPA e de PI.
"O objetivo do ministério é trabalhar junto a Abras para melhorar a competitividade, diminuir o custo de produção e elevar a qualidade dos produtos hortigranjeiros e frutas. O Mapa não está neste processo para fiscalizar, porque este controle já é feito pelo setor supermercadista, mas queremos ajudar a difundir o conhecimento", salientou Rocha.
O presidente Fernando Yamada afirmou que é fundamental o apoio do Ministério para a expansão do programa RAMA, que está sendo implementado pela ABRAS, em parceria com as associações estaduais de supermercados, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Norte, e às ações de Boas Práticas Agropecuárias, desenvolvidas pelo setor. "A assinatura desse Termo de Cooperação Técnica com o MAPA fortalece ainda mais todo o trabalho que está sendo desenvolvido pelo setor na área agropecuária, em prol da segurança e qualidade dos alimentos."
Saiba mais sobre o programa RAMA
O programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA) está sendo implementado, em estágio avançado, pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e pela Associação de Supermercados do Rio Grande Norte (ASSURN). Nestes dois estados já somam 19 redes de supermercados participantes e mais de 230 fornecedores integrados ao sistema de rastreabilidade e o monitoramento dos resíduos de agrotóxicos.
Fonte: Redação Portal ABRAS