Expansão se deve a entrada de novas lojas no mercado, aumento da população e crescimento do agronegócio
Elvio Marques
Os supermercados tocantinenses registraram crescimento de 12% nas vendas entre os meses de janeiro e junho deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2012. Segundo a presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos) e diretora Regional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Maria de Fátima de Jesus, a expansão do setor no Estado está acima da media nacional que é de cerca de 4%. Os principais fatores para esse crescimento são, segundo ela, a expansão do agronegócio, o crescimento populacional e também a chegada de novas lojas e empresas do setor no mercado tocantinense.
De olho na expansão do setor, a Atos e a Abras realizam hoje, a partir das 13 horas, o primeiro workshop.Novos rumos e canais de varejo no Hotel Girassol Plaza, na Quadra 101 Norte, em Palmas. "A ideia é fortalecer o setor com informações de qualidade no sentido de sustentar esse crescimento constante", disse a presidente da Atos. A abertura do evento será realizada pelo presidente Nacional da Abras, Fernando Yamada.
Sobre os avanços do setor, Maria de Fátima destacou que a economia do Estado está em constante crescimento impulsionado principalmente pelo empenho das empresas do setor que nele atuam. "Temos um mercado em plena expansão, com vendas crescentes. Isso atrai novas empresas e consequentemente gera empregos", disse Maria de Fátima.
No Tocantins, segundo ela, estão instalados hoje 1.300 supermercados. "Há espaço para todos no Estado, seja para investimento em pequenas lojas nos bairros ou grandes supermercados. E o crescimento nas vendas dos pequenos, médios e grandes supermercados é igual, e um contribui para a permanência e elevação das taxas do outro", avaliou a presidente da Atos.
Nos últimos anos, segundo ela, houve a entrada e permanência de grandes supermercados como Atacadão, Extra e Mateus. "A instalação dessas empresas demonstra o grande potencial do Estado para o setor, pois essas empresas só se instalam em cidades com mais de 400 mil habitantes e apostaram em Palmas, que ainda não chegou a essa população."
Evento
O workshop Novos rumos e canais do varejo é voltado para empresários, gerentes e líderes dos supermercados tocantinenses.
"É um evento destinado às pessoas que conhecem a realidade do setor, com o objetivo de levar conhecimento aos supermercadistas locais", pontuou a presidente da Atos.
No evento, especialistas destacarão temas relacionados à prevenção de perdas em supermercados, retenção de talentos, integração de canais de tecnologia e cases de sucesso do setor.
Entre os palestrantes estão a gerente geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise Resende, o gerente de recursos humanos da Cooperativa de Consumo (Coop) de São Paulo, Wilson Dourado, além do presidente do Comitê de Perdas do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de onsumo (Ibevar), Carlos Eduardo e o presidente da Associação Brasileira de Software, Gerson Maurício Schmidt.
workshop
13 horas - Credenciamento;
13h30 às 14 horas - Abertura oficial do evento;
14 horas às 14h45 - Palestra Retenção de talentos nos supermercados, com o palestrante Wilson Dourado, gerente de recursos humanos da Cooperativa de Consumo (Coop) de São Paulo;
14h45 às 15h30 - Palestra Prevenção de perdas em supermercados, com Carlos Eduardo, presidente do comitê das perdas do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar);
15h30 às 15h45 - Coffee Break;
15h45 às 16h30 - Palestra Integração de canais e tecnologias, com Gerson Maurício Schmidt, presidente da Associação Brasileira de Software, Gerson Maurício Schmidt;
16h30 às 17h15 - Palestra Legislações que impactam nos supermercados, com Denise Resende, gerente geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
17h15 às 18h30 - Perguntas e respostas;
18 horas - Encerramento;
20h30 - Jantar com convidados.
Veículo: Jornal de Tocantins