A solenidade de abertura da ABAD 2013 - 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brasil International reuniu cerca de quatro mil pessoas entre empresários, autoridades políticas e convidados na tarde de ontem (5), no Centro de Eventos de Fortaleza.
Durante o evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em parceria com a Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores (ACAD) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados (ABICAB), o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro da Silva, frisou a importância dos setores de distribuição e atacado para o comércio e para a economia nacional.
O presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, exaltou a oportunidade que o encontro proporciona. "É o evento maior de um setor responsável por unir as duas pontas da cadeia de abastecimento com qualidade, eficiência e agilidade. Um setor que presta ao varejo e à indústria um serviço essencial, que une e integra o Brasil de norte a sul", afirmou.
Além do o presidente da ABICAD, Getúlio Ursulino Netto e do presidente da ACAD, Adailton Pinto Melo, também participaram da abertura do evento o presidente da ABRAS, Fernando Yamada e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entre outras autoridades.
Feira e Convenção
Este ano a feira ABAD contará com uma área de 30 mil metros quadrados, na qual cerca de 200 expositores dos setores de alimentos, bebidas e serviços, estarão expondo seus produtos. De acordo com o presidente da ABICAD, Getúlio Ursulino Netto, somente o segmento de chocolates e balas, irá apresentar mais de 40 lançamentos durante a feira.
Na Convenção haverá várias palestras técnicas com temas importantes sobre o setor da distribuição como Política Comercial da Indústria e os Diversos Modelos de Negócios do Canal Indireto, Empresas Distribuidoras Proativas: Como Antecipar mudanças no mercado, entre outros.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 30 mil visitações nos quatro dias do evento, e uma geração de R$ 18 bilhões em negócios durante e pós-evento.
Dados do setor
O segmento atacadista distribuidor cresceu 3,4% (deflacionado) no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Os agentes de distribuição são responsáveis por abastecer mais de um milhão de pontos de venda nas cinco regiões do Brasil, com participação de 51,9% no mercado mercearil brasileiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD