Os supermercados brasileiros tiveram perdas de aproximadamente R$ 4,74 bilhões no ano passado, o equivalente a cerca de 1,95% do faturamento do setor.
O dado - que inclui prejuízos com mercadorias, roubos e extravios, entre outros - consta da 13ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com participação de 214 empresas, com faturamento igual a quase 34% do setor.
O índice em 2012 quase não apresentou alterações em relação a 2011, ano em que foi registrada perda levemente maior, com 1,96% do faturamento.
As áreas que lidam com bens perecíveis foram as mais afetadas. "Foi possível observar que a área mais crítica em termos de perdas é a de FLV (frutas, legumes e verduras), que em 2012 registrou perdas de 4,22%. Outra seção com índice de perdas alto foi a de padaria, com 2,37% e açougue, com 2,24%", afirma o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Em 2012, a principal causa das perdas foi derivada da quebra operacional (33,4%), sendo que a principal causa foi a validade vencida de produtos (36,3%).
O levantamento mostra ainda que apenas 28% dos supermercados entrevistados possuem área específica de prevenção de perdas. "O lucro líquido do setor em 2012 foi de apenas 1,90% sobre o faturamento bruto, enquanto as perdas atingiram 1,95%. Se o supermercadista consegue diminuir esse índice, o seu esforço é transferido para a última linha do balanço melhorando o resultado da empresa", afirma Milan.
A pesquisa foi feita pela Abras em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a Nielsen do Brasil.
Veículo: DCI