Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da ABRAS é homenageado, além da ministra IzabellaTeixeira, do Ministério do Meio Ambiente, e do presidente da Latasa Reciclagem, José Roberto Giosa
A Abralatas - Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade comemorou ontem em evento no MAM - Museu de Arte Moderna, em São Paulo, dez anos de trabalho pelo desenvolvimento e aumento da competitividade da lata de alumínio para bebidas e de sua cadeia produtiva no Brasil. No evento, profissionais que se destacaram nesses dez anos de atividades foram homenageados. Entre eles, o atual presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, ex-presidente da entidade (2007-2012), Sussumu Honda. Importante destacar que a ABRAS é associada-fundadora da Abralatas. Da esq. p/ a dir. Carlos Henrique Medeiros, Ney Maranhão, Sussumu Honda e Renault Castro
O presidente da Abralatas, Carlos Henrique Medeiros, abriu o evento falando dos grandes investimentos realizados por essa indústria e da confiança do setor no desenvolvimento social e econômico do País, destacando números como a fabricação de mais de 20 bilhões de unidades em apenas um ano (2012) e o sucesso alcançado pelo alto índice de reciclagem das latas de alumínio , de 98,3%. "Estamos certos que demos os passos corretos na direção de um Brasil melhor, colaborando para o debate do desenvolvimento sustentável".
Logo após falou aos presentes o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão, que representou a ministra Izabella, a grande homenageada do evento, na sua palestra especialmente focando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Entre outras informações, o secretário disse que os trabalhos para efetivação dos acordos setoriais de logística reversa de lâmpadas e embalagens em geral estão bem adiantados e que estima a assinatura dos mesmos para este segundo semestre, ou logo no início do ano que vem. "2014 será quente nesta área. Temos o desafio das prefeituras de até agosto erradicar os lixões e de iniciar os sistemas de logística reversa". A parceria com o setor empresarial será extremamente importante neste sentido, segundo Ney Maranhão "Celebro aqui a parceria com o setor empresarial e os dez anos da Abralatas", afirmou.
Ciclo de Debates
O diretor executivo da Abralatas, Renault Castro, anunciou no evento a realização do Ciclo de Debates 2013, com a participação de representantes do governo, da sociedade e da academia. A Abralatas criou o ciclo de debates para compartilhar sua experiência em reciclagem com os diversos setores da sociedade, ciente de sua responsabilidade com a chamada "economia verde".
O objetivo é discutir alguns dos mais importantes aspectos econômicos, sociais e ambientais relacionados à utilização e à reciclagem de latinhas no Brasil, à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em 2010, promoveu a aproximação entre o catador, a indústria e o Ministério Público. No ano seguinte, debateu formas de participação do catador na PNRS. Em 2012, colocou o catador frente a frente com candidatos a prefeito de quatro capitais. Em 2013, buscará a inovação, a pesquisa, o estudo acadêmico voltado para a qualidade de vida e de condições de trabalho do catador, com vistas ao aumento da produtividade do seu trabalho. Para tanto, realizará seminário em três universidades, de três importantes cidades: Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR).
Para mais informações acesse: www.abralalas.com.br