*Natália Lima, de Porto Alegre
Com o tema "A hora certa para os bons negócios", começou nesta terça-feira (20) a 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados - ExpoAgas 2013, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). A solenidade de abertura, que aconteceu na manhã de hoje, reuniu empresários e executivos do varejo nacional, além de autoridades do estado.
Durante discurso o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antonio Cesa Longo, ressaltou a importância da ExpoAgas na geração de negócios para o setor supermercadista nos próximos meses. "Nossa meta é superar não apenas os R$ 304,2 milhões concretizados em 2012, como também tornar este momento emblemático na preparação das empresas para o final do ano, melhor período de vendas para o varejo," afirmou.
No evento, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, falou das conquistas por meio do seu plano ABRAS MAIOR como a desoneração da cesta básica, das carnes, e das novas metas da entidade para o setor.
"Estamos trabalhando pela conquista da discriminação dos impostos nas notas fiscais e atuando para melhorar a regulamentação da lei, que já está sendo praticada pelos supermercadistas, como também trabalhamos pela redução de impostos na folha de pagamentos e na desoneração de IPI, PIS e Cofins na compra de novos equipamentos, essa desoneração inclui também demandas de incentivo como o desenvolvimento de uma linha especial do BNDES para projetos de expansão e modernização de lojas", ressaltou Yamada.
Participaram da cerimônia de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, o presidente da Associação Latino Americana de Supermercados (ALAS), João Carlos de Oliveira, entre outros convidados.
ExpoAgas 2013
Durante a feira cerca de 340 expositores dos mais variados setores do varejo mostram as mais recentes inovações em termos de equipamentos, produtos e serviços voltados ao setor supermercadista. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 38 mil visitantes e gerar mais de R$ 330 milhões em negócios durante os três dias de evento.
A programação da Convenção inclui palestras, seminários e debates focados na qualificação profissional do setor em suas mais diversas áreas. Dentre os temas que serão apresentados estão: Como reduzir drasticamente a ruptura, O novo consumidor, De relações comerciais à gestão de negócios, O varejo de sucesso: lições brasileiras ao varejo americano, entre outros.
A ExpoAgas 2013 acontece até o dia 22 de agosto.
* Natália Lima é repórter do Portal ABRAS