As vendas reais dos supermercados brasileiros subiram 11,59 por cento em julho ante igual mês de 2012, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela associação que representa o setor no país, Abras, que citou fraca base de comparação. Na comparação com junho deste ano o indicador avançou 3,45%.
Entre janeiro e julho, o setor acumula alta de 4,16% em relação a igual período de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, do IBGE.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 3,48% em relação a junho e de 18,57% sobre julho do ano passado. No acumulado de 2013, as vendas tiveram expansão de 10,90%.
ABRASMERCADO - A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentou queda de 1,15% em julho em relação a junho de 2013, passando de R$ 360,57 para R$ 356,43. Na comparação com julho de 2012, o indicador cresceu 11,45%.
Os produtos com as maiores altas em julho na comparação com junho foram queijo prato (+5,06%), farinha de trigo (+4,58%) e leite longa vida (+4,16%). Já entre maiores quedas estão tomate (-34,41%), cebola (-20,58%) e batata (-6,63%).
Veículo: Ultimo Instante (27/08)