Expoagas 2013 gera R$ 333,8 milhões em negócios

Leia em 4min

Evento aconteceu de 20 a 22 de agosto em Porto Alegre, e reuniu os principais supermercadistas do País




Expoagas32
A 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas 2013 - terminou com um volume recorde de negócios na ordem de R$ 333,8 milhões - uma venda média de R$ 981,7 mil por estande, de acordo com Instituto Segmento Pesquisas. O resultado foi puxado por categorias como limpeza, laticínios e equipamentos.

 

O evento, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), foi realizado de 20 a 22 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Durante os três dias 340 expositores lançaram mais 800 produtos, que em até duas semanas, chegarão às gôndolas dos supermercados de todo o Rio Grande do Sul.



De acordo com os organizadores, o balanço é positivo mesmo com uma redução de 12,9% no número de empresas varejistas visitantes. Segundo o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, a queda preocupa pelas dificuldades logísticas e de falta de mão de obra enfrentadas sobretudo pelas micro e pequenas empresas. "Os problemas logísticos, o temor de engarrafamentos e as dificuldades do pequeno varejista em deixar seu negócio por falta de pessoal são fatores decisivos pela diminuição de pequenos empresários nos corredores da feira", explica. Cerca de 38 mil pessoas visitaram a Expoagas, 77% delas de empresas de varejo.

 


Negociações

O aumento nas negociações nos três dias de evento é resultado da qualificação do público, da maior participação de varejistas de outros estados e da consolidação da feira como um encontro plurissetorial: neste ano, de acordo com os organizadores. Entre os varejistas visitantes, 74% são supermercadistas; 8% vêm de padarias; 6% de bares e restaurantes; 4% de lojas de conveniência; 2% de farmácias; outros 2% de bazares e lojas de R$ 1,99; e 5% de outros setores do comércio.

 

Dos R$ 333,8 milhões negociados na Feira, 49,3% foram efetuados junto a varejistas gaúchos, 41,8% a compradores de outros estados brasileiros e 9% a empresas de outros 11 países.

 

"Saudamos a chegada de players de outras regiões brasileiras e países distintos, já que 70% dos expositores são do Rio Grande do Sul. Isto mostra que a Expoagas 2013 consolida-se como uma grande vitrine para que as empresas locais rompam fronteiras e aumentem sua abrangência de atuação", destaca Cesa Longo.

 

Por outro lado, o presidente mostra preocupação com a redução dos negócios junto aos visitantes locais. "Nosso objetivo é proporcionar, na Convenção, ferramentas iguais de competitividade, os mesmos fornecedores e a mesma programação para varejistas de todos os tamanhos, e lamentamos que o custo-Brasil, os problemas estruturais e o enxugamento nos quadros pessoais tenham impedido que as empresas menores tenham aproveitado esta oportunidade", afirma o presidente.

 

Conforme os dados levantados pela Segmento Pesquisas, os motivos que trouxeram os expositores para a Expoagas 2013 foram, pela ordem, aumentar o relacionamento com varejistas (81,4%), potencializar negócios e vender (74,5%) e expor seus produtos/ marcas (61,8%). A divulgação de lançamentos (47,1%) também foi citada pelos participantes da Feira. Dos 340 expositores, quase dois terços (63,7%) afirmaram ter concretizado negócios junto a empresas de outros segmentos que não supermercados.

 


Tendências
Tradicional termômetro de vendas para os supermercados e dos hábitos de consumo, a Expoagas 2013 evidencia o crescimento da procura dos gaúchos por categorias específicas de produtos, como alimentos funcionais - que têm um incremento de 12% nas vendas no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2012 -, os produtos para animais/ pet (com crescimento de 14% no mesmo período) e os itens de higiene e cuidados pessoais (que têm incremento médio de 11% nas vendas no acumulado do ano).


O evento destaca uma preocupação dos varejistas em qualificar, ampliar e reformar suas lojas: do total negociado na Feira, cerca de 9% foram concretizados junto a expositores de equipamentos, máquinas e construção civil.

 

Com o tema "A melhor jogada para os bons negócios", a Expoagas 2014, já está marcada para acontecer de 19 a 21 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O lançamento oficial da Feira ocorrerá no dia 17 de setembro, às 19 horas, no hotel Deville, na capital gaúcha.

 

Veja mais

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS/Portal ABRAS


Veja também

ABRAS divulga resultados do setor na próxima terça-feira

A Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS - divulga para a imprensa (por e-mail) na próxima ...

Veja mais
ABRAS defende pagamento do tíquete-refeição em dinheiro, em audiência na Câmara dos Deputados

    Coutinho: supermercados têm de pagar 10% para empresas que administram os tíquetes, v...

Veja mais
Abras e Ibravin reforçam acordo setorial que promove vinho brasileiro

Francisco Schmidt, superintendente da AGAS, Carlos Paviani, presidente da Ibravin, Sussumu Honda, presidente do Conselho...

Veja mais
Começa em Porto Alegre a Expoagas 2013

*Natália Lima, de Porto Alegre   Com o tema "A hora certa para os bons neg&oacu...

Veja mais
ExpoAgas reúne principais executivos do varejo na próxima terça-feira no RS

Evento acontece de 20 a 22 de agosto em Porto Alegre. Organizadores projetam gerar mais de R$ 330 milhões em neg&...

Veja mais
Varejo manterá contratações temporárias, dizem analistas

A confirmação, na quarta-feira, 14, por parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (I...

Veja mais
Perdas nos pontos de vendas somam R$ 4,74 bilhões

Os supermercados brasileiros tiveram perdas de aproximadamente R$ 4,74 bilhões no ano passado, o equivalente a ce...

Veja mais
Perdas são 1,95% do faturamento

Em 2012, as perdas nos supermercados brasileiros representaram 1,95% do faturamento do setor (cerca de R$ 4,74 bilh&otil...

Veja mais
Comércio varejista: da pujança à exiguidade, em um semestre

    Veículo: O Estado de S.Paulo    ...

Veja mais