Redução da massa salarial também deve influenciar crescimento menor do setor este ano
Uma redução na massa salarial e um quadro maior de endividamento das famílias deve impactar o faturamento do setor supermercadista em 2013. A previsão da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é de um crescimento de vendas em torno de 3,5% este ano, bem menor que os 5,5% do ano passado. Mesmo assim, a expectativa dos empresários é positiva, frente a um cenário de inflação mais controlada, afirmou ontem o presidente da Abras, Fernando Yamada.
Ele participou da abertura da 12ª Convenção e Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia para Supermercados e Panificadoras (SuperAgos), que é realizada até amanhã no Centro de Convenções de Goiânia. Segundo Yamada, a tendência, a partir de agora, é de estabilidade de preços para a maior parte dos produtos industrializados, o que beneficia as vendas nos supermercados. Apenas os produtos in natura, que são mais vulneráveis à sazonalidade, estariam sujeitos a remarcações mais consideráveis, como é o caso do leite e derivados atualmente, além dos produtos à base de trigo e das bebidas, que sofrem majoração de impostos.
O presidente da Abras afirma ainda que o perfil do consumidor tem se consolidado no que diz respeito à busca de maior conveniência e comodidade. “A tendência é buscar produtos com mais qualidade e tecnologia, que possam solucionar melhor a vida do consumidor”, destaca. Ele também cita o crescimento dos chamados atacarejos, que são estabelecimentos que vendem em maior quantidade a preços mais acessíveis. “Existe um grande público que tem foco no menor preço, em vez de marcas.”
Para o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Nelson Antonino Alexandrino Lima, o grande desafio dos empresários desta área é acompanhar a evolução de um mercado consumidor cada vez mais exigente de qualidade, inovação e novas tecnologias. “Os produtos alimentícios nunca deixarão de ser consumidos. E como surgem cada vez mais novidades de mercadorias e produtos, o consumidor vai continuar comprando e impulsionando o setor”, destaca.
SUPERAGOS
Mais de 150 expositores estão reunidos no Centro de Convenções para mostrar novidades e soluções para os ramos de supermercados e panificadoras. A expectativa da organização é de que a SuperAgos movimente aproximadamente R$ 35 milhões nos três dias de evento, resultado 25% superior ao do ano passado (R$ 28 milhões). A grande novidade é a parceria do Sebrae Nacional e de Goiás na realização do projeto Padaria Conceito, para capacitar e dar enfoque à área de panificação, com palestras e oficinas.
Entre os expositores, está a PC Sistemas, que apresenta um software de automação comercial totalmente adaptado para o varejo alimentício. Segundo o consultor canal da empresa, Wellington Romanhol, o sistema foi customizado para atender várias necessidades de um supermercado, como o controle de perecíveis e análise de boas práticas de gestão, visando sempre o melhor resultado e maior lucratividade do negócio.
As marcas Velly e PPA, que fazem parte do grupo GSA, participam pela primeira vez da SuperAgos com a apresentação dos produtos da marca e uma expectativa de captar R$ 1 milhão de negócios no evento. Segundo Hudson Coelho, gerente comercial da Vetor, adquirida pela GSA há um ano, a empresa levou para a feira propostas diferenciadas para apresentar aos supermercadistas, com pacotes de descontos para o empresário que podem chegar ao consumidor final e, com isso, atrair ainda mais clientes.
Veículo: Jornal O Popular - GO