Abertura da 27ª Superminas reúne empresários supermercadistas e panificadores

Leia em 4min

Evento acontece até amanhã (24), em Belo Horizonte, e deverá receber mais de 50 mil visitantes nos três dias




Superminas2013a

Solenidade de abertura da 27ª Superminas, em Belo Horizonte 

 

A 27ª Superminas Food Show - Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação - começou ontem (22/10) no Expominas, em Belo Horizonte. A solenidade de abertura do evento, organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) reuniu executivos e empresários dos dois setores, além de autoridades políticas do estado.


Durante a abertura do evento, o presidente da AMIS, José Nogueira, destacou a importância da Superminas para fortalecer o setor no estado e pediu aos governos para pensarem na desoneração da cesta básica em Minas Gerais. "Houve a desoneração em parte pelo governo federal, e agora esperamos que o governo estadual também reduza os tributos que incidem sobre os alimentos, porque assim, podemos ter aumento do consumo, o que poderá impulsionar também outros setores como agronegócio", declarou Nogueira.


O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, participou da solenidade e ressaltou a força da 27ª Superminas e a relevância de Minas Gerais para o setor, e saudou o trabalho do presidente da AMIS, José Nogueira à frente da entidade.


"A Superminas é um evento que cresce a cada ano e, com a realização conjunta com o setor de panificação, está ainda maior e melhor. Agradeço muito o apoio que tenho recebido da AMIS, do seu presidente, e toda a diretoria, ao longo deste ano. Sabemos que a força estratégica do setor está na mobilização e participação, e somente juntos podemos fazer o Brasil e o setor crescerem mais nos próximos anos", ressaltou. Yamada aproveitou a oportunidade para saudar Alexandre Poni, que deverá ser o próximo presidente da AMIS, a partir de janeiro de 2014.



Também participaram da cerimônia, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, representando o governador do estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Ambos destacaram a importância dos segmentos, panificador e supermercadista para a economia da cidade, do estado e para o País.


A Superminas acontece até amanhã, (24/10), em Belo Horizonte. O Congresso traz muitas atividades como palestras, clínicas técnicas, painéis, centrais de negócios e debates sobre diversos temas dos setores de supermercados, panificação, hortifrutigranjeiros e serviços. A programação inclui também o Encontro Internacional de Negócios.


Este ano, a área de exposição da feira de produtos e serviços conta com 25 mil metros quadrados e cerca de 400 expositores de vários segmentos do varejo. Os organizadores esperam receber em torno de 55 mil pessoas durante o evento, e uma geração de R$ 1,2 bilhão em negócios durante e pós-evento.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: É lei. Quais os impactos para sua empresa?

Na manhã desta quarta-feira (23), o vice-presidente de Relações Institucionais da Abras, Marcio Milan, abriu o painel sobre a Política Nacional de Resíduo Sólidos e compartilhou, juntamente com a Coordenadora do Comitê Sustentabilidade ABRAS, Susana Ferraz, a visão do setor supermercadista, os trabalhos desenvolvidos nos grupos de trabalho temático para implementação da logística reversa, um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305 que entrou em vigor em 2010 após 20 anos de debate no Congresso Nacional.


Na oportunidade, Susana Ferraz falou sobre a logística reversa de embalagens de óleo, resíduos de medicamentos, lâmpadas, eletroeletrônicos e embalagens em geral, destacando o andamento das discussões nos GTTs, metas e os impactos para as empresas do setor supermercadista.


Sobre a implementação da logística reversa destacou que "Os supermercados têm seu papel e sua responsabilidade, como todos os outros setores, mas é importante que os sistemas de coleta seletiva sejam implantados pelas prefeituras para que as ações do setor sejam bem implementadas".


Além da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Susana Ferraz falou sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos supermercados (da porta para dentro), do Programa Lixo Zero, já implementado com sucesso pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS).


Clique aqui e veja um panorama sobre as negociações entre governo-indústria e comércio para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

 


Fonte: Portal ABRAS/Assessoria de Comunicação da AMIS


 


Veja também

9ª Consuper começa em João Pessoa

Solenidade de abertura reuniu representantes do varejo e do atacado e autoridades políticas do estado &nbs...

Veja mais
ACATS e Fecomércio realizam amanhã o 3º Fórum Internacional Varejo Lixo Zero

A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e a Federação de Comércio, Bens e S...

Veja mais
Marcas próprias são aposta para aquecer vendas de Natal

Segundo a linha do cenário econômico deste ano, o varejo espera um crescimento moderado na venda de aliment...

Veja mais
Associação de Supermercados da Paraíba realiza 9ª Consuper a partir do dia 22

Organizadores esperam receber cerca de 10 mil empresários, de pequenas, médias e grandes empresas durant...

Veja mais
27ª Superminas acontece de 22 a 24 de outubro em BH

Evento receberá cerca de 400 expositores de produtos e serviços de diversas partes do País. Organiz...

Veja mais
SuperNorte movimenta R$ 35 milhões

  Veículo: O Liberal - PA...

Veja mais
Supermercadistas elogiam a Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo

Após o encerramento da aula de quarta-feira, 16 de outubro, o 1º módulo de capacitação ...

Veja mais
Convenção de supermercadistas em São Miguel do Oeste discute perdas do setor

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realizará nesta segunda-feira, dia 21, a Conven&c...

Veja mais
Supermercadistas terão controle total sobre produção de alimentos

A partir de agora, os supermercados paraenses vão rastrear a produção de frutas, legumes e verduras...

Veja mais