Após o encerramento da aula de quarta-feira, 16 de outubro, o 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo, sob a temática "Estratégia de Categorias", chegou à metade. Tempo suficiente para os supermercadistas exaltarem o conteúdo abordado e os benefícios a serem contemplados nas atividades rotineiras. O curso, que está sendo realizado na Sede da Associação Paulista de Supermercadista, em São Paulo, tem a carga horária de 48 horas (dividida em seis dias, com 8h cada), e conta com a participação de 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados.
João Carlos Paes, gerente regional do Jaú Serve, conta que o conteúdo do 1º módulo de capacitação está sendo repassado à diretoria da rede, que, por sua vez, já se mobiliza em prol de sua adequação nas lojas. "O curso está sendo excelente, pois abre a nossa mente para assuntos que, antes, tratávamos como irrelevantes", afirma. O gerente ainda exalta o que, em sua visão até o momento, achou mais interessante para ser implantado no dia a dia da rede. "Temos 28 lojas em Jaú, cada uma com sua particularidade, e o desafio é fazer um estudo de cada uma, a partir da colaboração de cada gerente, e não tratá-las como um todo", explicou.
O gerente dos Supermercados Yamauchi, Sérgio Kurashiki, conta que o excelente conteúdo ministrado pelos consultores da McKinsey proporciona uma visão diferente da loja e refaz alguns conceitos preestabelecidos. "O curso é bem interessante, pois conseguimos mensurar algumas ações que são viáveis para serem implantadas nos pontos de venda. Vejo que é possível adequar a realidade de cada loja com o conteúdo exposto aqui", conta o gerente da rede, que conta com cinco lojas na capital paulista.
Marta Lúcia da Silva Borges, gerente executiva da Coop - Cooperativa de Consumo, afirma que o 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo vem ao encontro dos anseios da empresa, que, atualmente, busca uma melhor proposta de valor dos produtos e passa por um processo de redefinição das lojas. "O curso está sendo bem gratificante e nos dá a possibilidade de aplicar os conceitos na prática. Achei muito interessante a definição do Pentágono (preço, autoridade em sortimento, serviço, ambiente e conveniência), pois nos ajuda a definir melhor o perfil do cliente. Está sendo fantástico e agrega muito a nós", conta ela.
Um pouco do conteúdo abordado
Na terceira aula, entre outras temáticas, os consultores da McKinsey abordaram a definição do "Pentágono", que engloba a adequação do preço, autoridade em sortimento, serviço, ambiente e conveniência aos objetivos da empresa e foco no cliente. A partir de uma pesquisa de satisfação realizada pela rede Violeta com os clientes, os profissionais presentes puderam debater o tema e esclarecer dúvidas referentes aos problemas enfrentados no dia a dia. Os consultores destacaram a importância dos supermercadistas focarem em um ou dois pontos do Pentágono, sendo o melhor nestes itens e, claro, administrando os outros perante a média da concorrência.
Outro assunto abordado, até em função do case apresentado pela rede Violeta, está diretamente relacionado à importância de se fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes, levando-se em consideração os itens do Pentágono. O resultado desta ação gera subsídios para possíveis mudanças ou a manutenção do que está sendo realizado de forma correta. A aula também trouxe um maior entendimento sobre os produtos que formam a percepção de preços dos consumidores. A consultora da McKinsey, Marina Milred, citou o exemplo das fraldas descartáveis, um produto que, na oportunidade da necessidade, é comercializado com muita frequência e, por consequência, traz uma maior percepção de preço aos clientes. O mesmo acontece com as chamadas compras por impulso, como por exemplo, balas e chicletes localizados nos checkouts. Por terem um preço menor, ficam na lembrança dos consumidores.
O treinamento
A Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi idealizada a partir de alguns gargalos encontrados no setor supermercadista, como por exemplo a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade em reter os talentos já existentes no mercado e, por consequência, reduzir o turnover nas lojas. Para aprimorar o conteúdo do curso, deixando-o adequado às necessidades dos supermercadistas, além de mensurar o grau de conhecimento de todos acerca das temáticas a serem tratadas ao longo das aulas, os participantes responderam a um questionário por e-mail.
Próxima turma
Os interessados em participar da segunda turma do 1º módulo de capacitação devem preencher, até o dia 31 de outubro, o formulário disponível no link http://www.portalapas.org.br/m3.asp?cod_pagina=2609.
Fonte: APAS