A ABRAS apresentou o programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) durante a 39ª reunião da Câmara Setorial – Cadeia Produtiva da Fruticultura do Ministério da Agricultura, realizada na terça-feira (9), em Brasília.
Na oportunidade, o diretor de Relações Institucionais Alexandre Seabra e o executivo da Paripassu, Thomas Eckschmidt, empresa parceria da ABRAS na promoção do programa, falaram sobre os objetivos do RAMA que monitora frutas, verduras e legumes do fornecedor (produtor, distribuidor) até as gôndolas dos supermercados. São monitorados abacaxi, banana, batata, beterraba, cebola, couve, goiaba, laranja, maça, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e uva.
O RAMA já foi implantado em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e na semana passada chegou a Sergipe e pode ser implantado em todos os Estados por meio das Associações Estaduais de Supermercados filiadas à ABRAS.
Na reunião, os membros da Câmara setorial elogiaram o Programa, e abordaram as exigências dos consumidores, cada dia mais esclarecidos e exigentes, assim como a divulgação massiva e a ênfase nos meios de comunicação sobre os agrotóxicos nas frutas e hortaliças. Além dos representantes da ABRAS, e dos membros da Câmara a reunião contou com a presença do Coordenador da Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius de Miranda Martin.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Setorial/Portal ABRAS