A Associação Sergipana de Supermercados (ASES) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe - Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) promoveu o lançamento do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos - RAMA, nos supermercados Extra (Grupo Pão de Açúcar) e G.Barbosa (Cencosud), em Aracaju. Os produtos que fazem parte do RAMA são: abacaxi, banana, batata, beterraba, cebola, couve, goiaba, laranja, maça, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e uva. Consumidores encontram informações sobre o programa que monitora frutas, verduras e legumes do fornecedor (produtor, distribuidor) até as gôndolas dos supermercados.
Nas duas lojas os consumidores encontram informações sobre o programa que monitora frutas, verduras e legumes do fornecedor (produtor, distribuidor) até as gôndolas dos supermercados.
Com um smartphone, através da tecnologia QRCode, o cliente acessa as informações de procedência de cada um dos produtos que pretende levar para casa. Os produtos que fazem parte do RAMA são: abacaxi, banana, batata, beterraba, cebola, couve, goiaba, laranja, maça, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e uva.
"Nosso foco é a saúde da população e o RAMA, que conta com apoio Vigilância Sanitária do Estado, irá beneficiar os consumidores com produtos mais saudáveis e de qualidade, uma vez que teremos mais controle sobre a origem dos produtos vendidos nos supermercados", afirma o presidente da Associação Sergipana de Supermercados, João Luiz Silva Oliveira.
Sergipe é o terceiro Estado a implantar o RAMA. "A maioria dos alimentos comercializados em Sergipe vem de outros Estados e precisamos saber qual é a procedência desses alimentos para que não haja comércio daqueles com índices inaceitáveis de agrotóxico ou com produtos proibidos. Em Sergipe, apenas uma rede fazia espontaneamente a rastreabilidade e, agora, foi ampliada. A fase recente é de adesão dos supermercados ao programa", disse a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto.
Estiveram presentes nos lançamentos do RAMA, a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto, o presidente da ASES, João Luiz Silva Oliveira, e os gerentes do Extra, Renato Berber e Julio Oliveira do GBarbosa (Cencosud).
RAMA no Agreste
Além das lojas da capital sergipana, o programa deve chegar em breve ao agreste sergipano. Em novembro, o RAMA já foi apresentado aos fornecedores de frutas, legumes e verduras de Itabaiana e a supermercadistas do interior do Estado.
Mais ações: 4º Seminário de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos
No dia 12 de dezembro, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Sergipana de Supermercados (ASES) irão promover o 4º Seminário de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos.
O curso é gratuito e têm por objetivo disseminar o conhecimento e o fortalecimento das Boas Práticas Agrícolas (BPA) na cadeia produtiva de alimentos, com vistas ao monitoramento e ao uso racional de agrotóxicos entre produtores rurais, distribuidores de alimentos e supermercadistas, utilizando como base o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA).
Clique aqui e conheça como funciona o RAMA
Fonte: Portal ABRAS