Workshop ACESU & ABRAS reúne cerca de 150 supermercadistas da capital e do interior do Ceará

Leia em 2min 30s

2014acesueabras
Workshop Acesu e ABRAS reuniu mais de 150 supermercadista no Ceará
Mais de 150 executivos do setor supermercadistas da capital e também do interior do Estado do Ceará participaram nesta terça-feira (21) do workshop "Conhecimento e networking do setor supermercadista no Ceará", promovido pela Associação Cearense de Supermercados (ACESU) e pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A diretoria da associação estadual participou do seminário aberto pelo seu presidente, Severino Ramalho Neto, que deu as boas vindas a todos os participantes e falou da importância da iniciativa.

 


No evento os empresários conheceram os principais fatores que geram perdas nos supermercados, de acordo com a pesquisa de Perdas, realizada todos os anos pela ABRAS em parceria com Ibevar, Provar/FIA e Nielsen. Os dados foram apresentados pelo Gerente da Fundação ABRAS, Marcos Manéa.


Ainda tratando de Perdas, o coordenador do Comitê de Perdas da ABRAS, Eder Ismael Motin, explicou em sua palestra o que os supermercadistas devem conhecer para minimizar as perdas e aumentar os lucros.

 

 

 "Nosso objetivo é aumentar os lucros e transformar em dinheiro revertido ao lucro líquido da empresa, para tanto, deve haver um planejamento estratégico de prevenção de perdas e patrimônio, começando pela missão - quem eu sou?, a visão - para onde eu quero ir?, e quais os meu valores - de acordo com a cultura da empresa. O início tem que contar com a adesão do presidente da empresa, ou da alta diretoria ou do dono da loja, além da escolha de um funcionário que tenha a cultura da empresa", explicou Motin.


O executivo destacou também a importância de se criar processos, acompanhar, treinar, medir, monitorar esses indicadores. "O início se dá pelo inventário, é a partir dele que você irá fazer a mensuração dos dados da sua loja. Tenha certeza de que cumprindo todos esses requisitos, os seus lucros irão aumentar e garantir a sobrevivência da sua empresa", concluiu.


Outros temas apresentados no evento foram o uso de tecnologias para aumentar a eficiência das lojas, como o uso as etiquetas eletrônicas de gôndolas mostradas na palestra do executivo da RR Etiquetas, Carlos Queiróz. Já Marcelo Portilho, estrategista de Mercados Financeiros do Banco Safra, falou sobre cenário econômico do Brasil diante de um contexto de frágil retomada global.


Na palestra da Gerente de Shopper&Retail da Kantar WordPanel, Flávia Amado, os participantes conheceram um pouco mais sobre o novo consumidor brasileiro.

 

Workshop ABRAS&Estaduais


Já estão programados Workshop Abras & Estaduais para os estados da Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pará, Tocantins, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal. O próximo evento, em João Pessoa, está agendado para 12 de fevereiro.

 

Fonte: Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Supermercados: perdas chegam a R$ 4,74 bi

A cada R$ 100 faturados nos pontos de venda supermercadistas, R$ 1,95 segue direto para o lixo, aponta a AbrasDesde 2008...

Veja mais
ACESU e ABRAS realizam amanhã workshop no Ceará

A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) e a Associação Brasileira de Supermercados (A...

Veja mais
Grupo de Trabalho do Vinho faz sua primeira reunião de 2014

Grupo de Trabalho do Vinho analisa os resultados de 2013 O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho formado por repre...

Veja mais
ACATS promove Missão Técnica Internacional Disney em abril

Com foco no desenvolvimento do segmento supermercadista e também das pessoas que trabalham nas empresas do setor,...

Veja mais
Analistas projetam novo avanço nas vendas do varejo

O alívio na inflação de alimentos impulsionou o setor de supermercados em novembro e levou o volume...

Veja mais
ACESU e ABRAS realizam workshop no Ceará

A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) e a Associação Brasileira de Supermercados (A...

Veja mais
ASSERJ lança campanha “De olho no preço”

A partir de amanhã (15) começa no Rio de Janeiro a campanha De Olho no Preço, que dá ao clie...

Veja mais
AGAS promove seminário sobre a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor

A próxima quinta-feira (16) será de qualificação e eliminação de dúvida...

Veja mais
Associação Mineira de Supermercados comemora 43º aniversário

A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) comemora nesta sexta-feira (10) seu 43º. aniversá...

Veja mais